hub periférico, estudantes, desafios climáticos, secretaria de educação, pernambuco

Alunos participaram de uma maratona de criação de projetos com o apoio do governo britânico

Cerca de 60 estudantes da rede pública estadual de ensino participaram de uma maratona de criação de ideias tecnológicas para os desafios climáticos das periferias. O projeto Idea.Clima aconteceu nesta segunda (11) e terça-feira (12), no Centro Comunitário da Paz (Compaz) Governador Eduardo Campos, localizado no bairro da Linha do Tiro, na Zona Norte da Capital.

Durante os dois dias, os estudantes puderam debater entre si e com representantes da sociedade civil como elaborar projetos para minimizar os danos causados pelas mudanças climáticas. Eles também tiveram a oportunidade de aprender, por meio de palestras, sobre educação ambiental. O Idea.Clima foi uma parceria entre o Governo de Pernambuco e o projeto Hub Periférico, que tem o apoio do governo britânico, através do programa UK-Brazil Tech Hub.

Participaram do projeto as Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) Porto Digital (Recife) e Jurandir Bezerra Lins (Igarassu) e as Escolas de Referência em Ensino Médio Olinto Victor (Recife), Dom Sebastião Leme (Recife), Capitão Luiz Reis (Olinda) e Escritor José de Alencar (Paulista).

Fotos: Josimar Oliveira

Premiação reconhece as melhores ideias

Ao final do evento, três dos 20 grupos formados tiveram suas ideias premiadas. O grupo que ficou em primeiro lugar, composto por alunos da EREM Capitão Luiz Reis e da ETE Jurandir Bezerra Lins, desenvolveu um aplicativo para celular que emite alertas de enchentes e indica onde as pessoas podem se abrigar.

“Estava muito ansioso porque não sabia como era trabalhar com pessoas que eu não conhecia. E também não estava pensando em ganhar. Agora estou bastante feliz. Só tenho a agradecer aos meus colegas e à minha escola que me ajudou muito nesse processo”, relatou com emoção o estudante Emanuel Terto, do segundo ano da ETE Jurandir Bezerra Lins.

O grupo que ficou em segundo lugar teve a presença de estudantes das EREMs Capitão Luiz Reis, da Escritor José de Alencar e da ETE Jurandir Bezerra Lins. Eles idealizaram uma olimpíada escolar de coleta seletiva de materiais recicláveis.

Já o terceiro lugar, formado por alunos das EREMs Dom Sebastião Leme e da Olinto Victor, desenvolverem uma ideia de aprimoramento do aplicativo Conecta Recife para que as pessoas possam identificar lugares onde há a necessidade de plantar árvores e quais espécies devem ser plantadas, a depender da localidade.

O fundador do Hub Periférico, Daniel Paixão, exaltou o protagonismo dos estudantes na busca de soluções para os desafios climáticos das comunidades onde moram. “Buscamos estimular as capacidades e o protagonismo juvenil dos estudantes e ativistas das comunidades, para que possam ter participação ativa na transformação socioambiental do territorial, co-construindo soluções inovadoras com foco na resiliência climática”, disse.

As três soluções mais bem avaliadas foram premiadas com um valor de R$5.000,00, R$ 3.000,00 e R$ 1.000,00, além de uma mentoria pós maratona para desenvolverem seus protótipos.