Aplicativos que auxiliam na inclusão social de autistas e no controle do tempo de tela em crianças conquistaram quatro prêmios na OBT
O estado de Pernambuco conquistou medalhas de prata e bronze na fase nacional da Olimpíada Brasileira de Tecnologia (OBT), em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. Os resultados foram divulgados na noite da última sexta-feira (26). Ao todo, participaram seis equipes de estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Engenheiro Lauro Diniz, localizada no bairro do Ipsep, Zona Sul do Recife.
Para participar da fase nacional da OBT, os estudantes precisam desenvolver um protótipo de um aplicativo que forneça soluções para algum problema social. A equipe Connexio ficou em segundo lugar no ranking geral pela criação do aplicativo Kiddo, responsável por regular o tempo de uso de telas por crianças. A Connexio também conquistou o segundo lugar entre as escolas públicas.
“Escutar o nome da nossa equipe sendo anunciado naquele palco foi a melhor recompensa diante de todo o esforço da equipe durante estes meses que antecederam a competição”, destaca Maria Clara Andrade, integrante da Connexio e medalha de ouro na OBT de 2023. Ela também ressalta a importância do apoio da gestão da escola para as conquistas na Olimpíada.
Inspirada em contribuir com a inclusão social, a equipe Sunflower conquistou medalha de bronze no ranking geral pelo desenvolvimento de um aplicativo que auxilia na comunicação de pessoas autistas, disponibilizando recursos de fonética, linguagem em libras e outros comandos. A Sunflower também recebeu o prêmio “destaque ODS Educação de Qualidade”.
“É gratificante constatar que o nosso esforço foi recompensado, não somente pela vitória, mas também pelo desenvolvimento de um aplicativo que pode auxiliar as pessoas com espectro autista”, comemora a estudante Marianne Cristina Nascimento. “Foi incrível ver e conhecer coisas que nunca imaginei ter vivido. Com certeza, voltamos com uma mente muito diferente, pois essa experiência nos transformou”, completa.
Realizada dentro da programação da Semana da Escola Avança de Tecnologia, a OBT aborda temas que se enquadram nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). As outras quatro equipes da Erem que participaram da fase nacional são: Diniz Dynasty, Zone Danger, Rusky e Zoxy. Em 2023, a escola recebeu medalha de ouro no ranking nacional da OBT.
Além de defenderem seus projetos nacionalmente, os estudantes têm a oportunidade de conversar com empresas, estudantes e professores de todo o País. “Foram 4 meses de dedicação dos meninos para participar desse processo tecnológico. Ter uma Erem com 26 estudantes concorrendo diretamente foi fantástico. O que eles vivenciaram vai mudar a vida deles, levam daqui uma bagagem imensa e vão multiplicar isso”, comemorou Pablo Melo, gestor da escola.
Engajamento
A Erem Engenheiro Lauro Diniz acumula prêmios em diferentes olimpíadas nacionais. O envolvimento dos estudantes surgiu a partir de uma aluna que se classificou para a Olimpíada Brasileira de Astronomia. Ela criou um “clube olímpico” na escola com o objetivo de estimular outros estudantes a participar de outras olimpíadas.
Para criar esses projetos tecnológicos, a escola conta com a atuação de professores ligados à área, além do apoio do laboratório de informática e uso de softwares de desenvolvimento. “Temos um professor muito engajado que participa com eles diretamente. Utilizamos a estrutura da escola, pedimos para o governo do estado instalar alguns software”, explica o gestor da escola, Pablo Melo.
“Um dos estudantes que está aqui acorda de madrugada para fazer frete na Ceasa. Têm estudantes que vivem dificuldades das mais variadas na vida, que viajaram pela primeira vez de avião. Eu só estimulo e faço a ponte para que eles apareçam, possam seguir seus rumos, voltar para a escola e multiplicar isso”, afirma Melo.
Olimpíada Brasileira de Tecnologia
Em sua terceira edição, a OBT aborda temas que se enquadram nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A primeira fase é dividida em duas tarefas: resolução de desafios de matemática aplicada e lógica computacional e apresentação de vídeo com um problema que seja de relevância para a sua comunidade local, regional ou nacional.
Na terceira fase, o “Desafio App” reúne: os 10 times melhor ranqueados pelas notas da primeira e da segunda fase e os 10 times de melhor desempenho na prova optativa de programação básica. A Olimpíada é uma realização do Instituto Alpha Lumen, com apoio do Massachusetts Institute of Technology Brasil, em parceria com o Steam para a Educação Tecnológica.