Mostra de Experiências Exitosas da Educação Escolar Quilombola envolveu mais de 3.100 alunos

Durante os dias 11 a 21 de dezembro, a Gerência da Educação Escolar Quilombola da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE) realizou uma série de atividades com o intuito de promover e valorizar os trabalhos práticos desenvolvidos nas escolas e espaços aulas. Ao todo, 11 Gerências Regionais de Educação (GRE) que ofertam a modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA) quilombola estiveram envolvidas.

A mostra de Experiências Exitosas da Educação Escolar Quilombola reuniu educadores e estudantes, que tiveram a oportunidade de apresentar seus trabalhos práticos desenvolvidos nas aulas. Essas experiências foram desenvolvidas em todo o Estado, envolvendo mais de 3.100 alunos. Foram apresentados 70 trabalhos nas diversas Gerências Regionais de Educação, escolas e nos próprios espaços aulas.

Fotos: Divulgação

Entre as temáticas trabalhadas estavam o cultivo de alimentos na agricultura familiar quilombola; identidade e territorialidade quilombola; mudas nativas com adubação orgânica e plantas medicinais.

“O objetivo dessa experiência foi valorizar e fortalecer a educação, a identidade, a cultura, como também as políticas públicas e as políticas afirmativas destinadas à população quilombola. Por meio de eventos como esse, a gente ajuda a manter e resgatar as tradições ancestrais do povo quilombola”, destacou o gerente da Educação Escolar Quilombola, Romero Almeida.