Equipes escolares podem enviar seus projetos até o final do mês de junho
A etapa estadual da IV Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CEIJMA), que originalmente aconteceria em junho, foi prorrogada para o mês de agosto. Com o tema “Vamos Transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática”, a conferência busca mobilizar as escolas e comunidades escolares de Pernambuco para refletirem e agirem frente aos desafios das mudanças climáticas.
A primeira fase da CEIJMA, a Conferência nas Escolas, é voltada para a participação ativa de estudantes, professores e funcionários escolares, por meio da pesquisa e elaboração de um Projeto de Ação. Os grupos criados devem estudar o tema “Justiça Climática” e problemas ambientais e, com base nas pesquisas, criar projetos visando a melhorar a comunidade em que cada escola está inserida.
Cada unidade escolar tem até o dia 30 de junho para registrar as atividades realizadas pelos alunos e até o dia 05 de julho para inscrever o seu grupo no site do Ministério da Educação (MEC). A inscrição pode ser realizada neste LINK ou através do envio de e-mail para o endereço: conferenciainfantojuvenilpelomeioambiente.pe@gmail.com
A CEIJMA promove um processo pedagógico dinâmico e participativo, que incentiva o protagonismo infantojuvenil e o desenvolvimento de projetos ambientais transformadores nos territórios escolares. A proposta avança com um percurso formativo que começa dentro das salas de aula, com escuta ativa e diálogo com as juventudes.
O objetivo é construir propostas e projetos que promovam a equidade, a inclusão, diversidade, sustentabilidade e resiliência, que são valores fundamentais para a justiça climática e a formação de cidadãos conscientes e atuantes.
A Secretaria de Educação, por meio da Unidade de Educação Ambiental, está junto com os alunos e professores técnicos contribuindo para que atividades exitosas sejam socializadas, compartilhadas e contribuam para a justiça climática