Evento reuniu empreendedores, investidores e jovens talentos para fomentar o ecossistema de inovação e empreendedorismo

Duas equipes da Escola Técnica Estadual (ETE) Professora Célia Siqueira, localizada em São José do Egito, no Sertão de Pernambuco, dominaram o pódio da 11ª edição do Startup Day. O evento é promovido pelo Sebrae Startups e aconteceu, no último sábado (22), em Serra Talhada. A iniciativa teve como objetivo fomentar o ecossistema de inovação e empreendedorismo com foco em networking, capacitação e desenvolvimento de negócios, reunindo startups, empresários, investidores e jovens com mindset empreendedor. Este ano, o Startup Day contou com 1.082 inscritos, cerca de 700 participantes e 18 startups.

Os projetos que se destacaram foram: “Arnakis – um app de gestão hospitalar”, que conquistou o 1º lugar, e “BioCycle – uma solução inovadora para a fabricação de filamentos para impressoras 3D a partir de garrafas PET”, ocupando o 2º lugar no pódio. Ambas as equipes garantiram sua participação no Rec’n’Play 2025. Além delas, o grupo responsável pelo “CleanSun – um robô autônomo para limpeza de placas solares”, também da ETE Professora Célia Siqueira, conquistou vaga no evento.

Segundo a estudante Lavínia Gabriella, do projeto Arnakis, o Startup Day foi uma oportunidade única para apresentar o trabalho de forma mais próxima, expondo em um estande e interagindo diretamente com o público. “Ver tantos profissionais da área interessados no que desenvolvemos foi uma experiência incrível. Essa conquista prova que nós, jovens, somos capazes de criar soluções para problemas reais e, mais do que isso, torná-las realidade”, destacou.

Para a estudante do projeto BioCycle, Maria Fernanda de Sousa, essa iniciativa ampliou sua visão sobre inovação, tecnologia e responsabilidade socioambiental. “A nossa startup produz filamentos para impressoras 3D a partir de garrafas PET, seguindo os princípios da sustentabilidade, com responsabilidade ambiental, social e econômica. O evento ampliou nossa visão sobre inovação e tecnologia, além de nos proporcionar a oportunidade de conhecer grandes startups e receber o suporte de profissionais que contribuíram significativamente para o nosso crescimento”, ponderou.