O evento contou com palestras voltadas para o relaxamento e gerenciamento da ansiedade dos estudantes que vão prestar o ENEM

Com o dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) chegando, é normal os estudantes fiquem ansiosos. Pensando nisso, a Escola Técnica Estadual (ETE) Governador Eduardo Campos, situada em São Lourenço da Mata, promoveu, na última segunda-feira (30), o Movimento ReprogrAMAR, evento voltado para os cerca de 160 alunos do 3º ano que vão prestar o Enem.

“O Movimento ReprogrAMAR foi idealizado em 2019 como extensão da antiga sala de meditação. Dessa forma, surgiu esse movimento para que os terceiranistas possam trabalhar melhor a mentalidade deles nessa fase final do ensino médio, onde são tomadas muitas decisões sobre a carreira. Foi um momento muito produtivo e agradeço a todos os estudantes monitores e professores que nos ajudaram a fazer esse maravilhoso evento”, festejou a professora e idealizadora do projeto, Janaina Silva.

O objetivo principal do movimento é trazer o gerenciamento de emoções, reprogramação de mindset e relaxamento para que os alunos se sintam mais confortáveis e menos pressionados na hora do Enem. Durante toda a tarde, os estudantes participaram de palestras com especialistas e momentos práticos de relaxamento. Os palestrantes foram a terapeuta integrativa,  Roberta Maria; e a psicopedagoga, Juliana Maria, além de uma participação especial de Diego D Laveda, diretamente do México, que mandou uma mensagem motivacional.   

Jairo Francisco tem 17 anos e sonha ingressar em uma faculdade para cursar educação física. Ele confessou que nesses momentos pré-prova vinha se sentindo nervoso, ansioso e até sobrecarregado com tanto conteúdo para revisar, mas destacou que as palestras foram muito importantes para que pudesse se tranquilizar e se sentir motivado em ir atrás do grande sonho. 

“Esse projeto foi muito importante para mim porque, nesse período pré Enem, nós somos tomados pela ansiedade e nervosismo para realizar uma prova tão importante em nossa vida. As palestras do ReprogrAMAR trouxeram palavras e outras práticas que nos motivaram e nos acalmaram para que tenhamos o controle do que podemos fazer e onde podemos chegar. Um projeto muito bonito e que, com certeza, está mais que aprovado”, ressaltou Jairo.

A terapeuta integrativa, Roberta Maria, foi uma das palestrantes que abordou temas sobre a ansiedade, e durante as práticas ajudou os alunos a manterem o controle através da respiração. “A ansiedade é quando a nossa mente, resumidamente falando, está com excesso do futuro, ou seja, a gente não está vivendo o agora e projeta muito no que vai acontecer. O que tentei trazer para os estudantes nessa palestra é o processo de internalização, atenção e foco para o agora através de uma respiração consciente e conectada”, disse.