Ação compôs o “Movimento pela Gratitude”, que mobilizou as escolas da rede estadual de ensino

A Escola Técnica Estadual (ETE) Miguel Batista, situada no bairro da Macaxeira, Zona Norte do Recife, realizou, nesta sexta-feira (24), o evento “Dia da Gratidão: Gentileza Gera Gentileza”. A ação, voltada ao público dos entornos, aconteceu no Parque Urbano da Macaxeira, localizado na Avenida Norte Governador Miguel Arraes de Alencar . O objetivo da iniciativa foi ampliar as competências socioemocionais dos estudantes, estimular ações positivas, promover o diálogo e exercitar os sentimentos de empatia e gratidão. 

A programação do evento foi composta por diversas ações voltadas para a comunidade, tais como: aferimento de pressão, glicemia e orientações sobre saúde bucal, em parceria com a Escola Técnica Estadual (ETE) Almirante Soares Dutra; e dicas de combate à dengue e cuidados com lavagem de alimentos, numa colaboração com a Vigilância Sanitária do Recife.

Foto: Filipe Jordão

Os estudantes expuseram e distribuíram materiais de confecção própria em artesanato, origami, artes diversas e produtos de limpeza e higiene. Além disso, passaram para a comunidade, de forma descontraída, conteúdos que aprendem na escola, como curiosidades de  física e química. O momento também contou com distribuição de alimentos, um brechó social e apresentações artísticas e culturais.

Flávia Souza, professora da unidade de ensino, foi quem coordenou o evento. Ela ressaltou a importância de levar a atividade para além da escola. “É muito importante realizar momentos para promover a empatia, a gentileza e o amor entre os alunos, externando esses sentimentos para a comunidade. Todos estavam bastante empenhados desde a sala de aula, enquanto trabalhávamos ‘Diversidade e Comunicação’, buscando exercitar esses valores”, contou a educadora.

Maria Eduarda, aluna do 2° ano do ensino médio, comentou sobre a experiência com o público. “Foi sensacional  trazer o conhecimento adquirido na escola para a comunidade através das atividades do Dia da Gratidão, além de colaborar na arrecadação de roupas e brinquedos para o brechó social. O resultado foi ótimo” , contou.

O cozinheiro Luis Fernando esteve entre o público que desfrutou do evento. Para ele, é muito importante que os estudantes estejam envolvidos em atividades desse tipo. “Os jovens têm o potencial de serem agentes de mudanças na sociedade. A escola está de parabéns com essa iniciativa de facilitar o acesso à informações e recursos fundamentais”, pontuou.

Fotos: Filipe Jordão

Movimento pela Gratitude

Na última quinta-feira (23), estudantes dos 184 municípios pernambucanos, das 1.056 escolas da rede estadual de ensino, participaram da ação Movimento pela Gratitude, que faz alusão ao Dia de Ação de Graças. A ação teve como objetivo vivenciar o dia e fortalecer a cultura da gratidão nas escolas através de atividades que estimulam o exercício da cidadania, a boa convivência, os bons relacionamentos e as habilidades emocionais.

“O movimento pela gratitude tem vivenciado a gratidão e sua prática no contexto de desenvolvimento das competências socioemocionais e no Projeto de Vida que estimulam valores humanos  e a educação para uma vivência cidadã”, explicou a Coordenadora Técnica Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, Norma Bandeira.