O programa “Se liga… DIversidade” vai ser produzido pelos estudantes e exibido semanalmente na emissora

A Escola Técnica Estadual (ETE) Nelson Barbalho lançou, na última sexta-feira (19), o programa “Se liga… Diversidade”, em parceria com a TV Pernambuco.  A parceria vai permitir que os  estudantes dos cursos de Produção de Audiovisual (PAV) e Rádio, TV e Internet (RTI) produzam programas semanais que serão transmitidos na emissora todas as terças, às 18h. A temática central do programa será a diversidade étnico-racial, tema escolhido para o ano letivo de 2024 na Rede Estadual. A primeira edição do programa vai ao ar nesta terça-feira (23). 

“Esta parceria se constrói em um espaço ao qual a escola fortalece o projeto de vida dos estudantes, permitindo pôr em prática o conteúdo adquirido nas aulas. É uma grande oportunidade para a educação pública mostrar que fazemos uma educação forte, de qualidade e com muito compromisso. A nossa comunidade escolar está extremamente feliz com essa parceria com a TV Pernambuco”, comemorou o gestor da ETE Nelson Barbalho, Cícero Silva.

Neste primeiro programa, será explorado o cotidiano dos povos indígenas, destacando suas diferentes tradições e modos de vida. Todo o processo de produção é realizado pelos estudantes, desde o desenvolvimento do roteiro até a edição, sob a coordenação do professor Luiz Carlos.

“É um verdadeiro estimulante na aprendizagem dos estudantes. Porque vai além da produção prática de conteúdo. É um conteúdo que vai sair em uma TV, que será transmitida para quase todo o Estado. É uma vitrine para que eles possam ser vistos pelo mercado de trabalho. Então, ganha todo mundo: os professores e a escola com a possibilidade de divulgar os talentos; a TV com o conteúdo local, e os alunos com a possibilidade de serem reconhecidos, terem suas habilidades vistas”, disse Luiz.

Sara Evelyn, do 3º do Curso de RTI, tem um sonho de seguir carreira na produção audiovisual. Ao participar do programa, ela terá uma valiosa experiência prática na produção de conteúdo de qualidade, adquirindo, desta forma, experiência para o mercado de trabalho ao se formar no curso técnico. Para Evelyn, essa experiência vai agregar muito ao currículo pessoal e profissional não só dela como dos seus colegas de sala.

“Como aluna, participar desse programa é algo desafiador e que sabemos vai acrescentar muito na nossa vida pessoal e profissional. Enriquece demais nosso conhecimento e me deixa totalmente realizada com a área em que escolhi. A gente vê o nosso crescimento diante do que viemos trabalhando. Perdendo a timidez, melhorando a oratória, as técnicas de entrevistas, tudo. Então, é uma experiência muito incrível e enriquecedora em diversos sentidos”, ressaltou Evelyn.