Escola conseguiu arrecadar mais de 1.900kg de material reciclado e ficou entre as cinco melhores da região 

A Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães (ETEPAM), localizada no Recife, foi uma das campeãs da gincana “Eletrônico não é lixo”, promovida pela Reeecicle em parceria com a Green Eletron. O objetivo da competição foi incentivar que mais escolas possam fazer o recolhimento do lixo eletrônico, contribuindo, dessa forma, para um futuro mais sustentável. A gincana aconteceu entre os meses de setembro e novembro deste ano e reuniu 31 unidades de ensino da Região Metropolitana do Recife (RMR), que conseguiram arrecadar 15 toneladas de lixo eletrônico. 

Tendo em vista a necessidade de resolver o problema do volume de equipamentos de informática em desuso no Laboratório de Informática da ETEPAM, estudantes e professores decidiram fazer o recolhimento desses materiais com o intuito de selecionar aqueles que pudessem ser restaurados e reaproveitados. Inicialmente, foram separadas as peças e equipamentos em bom estado daqueles que não poderiam ser reaproveitados. 

Foram apartados diversos componentes, como fontes, pentes de memória, processadores, discos rígidos e placas mãe. Além disso, a equipe separou equipamentos completos, como impressoras, gabinetes de computadores do tipo desktop, mouses, teclados e monitores (inclusive do tipo CRT). “Após algumas semanas de trabalho com os estudantes, boa parte do laboratório estava organizada e foi possível começar algumas práticas com equipamentos e componentes organizados. Fizemos testes em estabilizadores e fontes, separando os defeituosos dos funcionais”, explicou o professor do curso técnico de mecatrônica, Valfrido Furtado.  

“A ideia foi usar estes componentes e muitos outros em projetos com os estudantes do curso de mecatrônica em parceria com os educadores interessados, como o professor João Nery, o qual orienta estudantes em trabalhos de automação na escola. Essa parceria deu tão certo que conseguimos ficar entre os cinco primeiros colocados, deixando com uma sensação de dever cumprido”, acrescentou.

Foram três recolhimentos dos quais o veículo da empresa saiu lotado de equipamentos. A empresa recolheu o Ponto de Entrega Voluntária (PEV) com outros equipamentos eletrônicos descartados pela comunidade escolar da ETEPAM, chegando a mais de 1.900kg de descarte eletrônico recolhido pela escola. O resultado final foi que a ETEPAM ficou em 3º lugar na gincana “Eletrônico não é lixo” da Reeecicle, a qual premiou a instituição de ensino com três computadores reformados.

O ranking das escolas das instituições que mais se destacaram:


1. Mazzarello Recife: 4.636kg
2. Colégio Multivisão: 2.117kg
3. Etepam: 1.972kg
4. Saber Viver: 921kg
5. Leão da Barra: 851kg