secretaria de educação, educação midiática, ilana aguiar

Conhecimentos adquiridos poderão ser repassados aos professores de toda a Rede

Cerca de 20 educadores formadores, ligados à Gerência Geral de Políticas Educacionais de Ensino Médio (GGPEM), participaram de um curso de formação sobre educação midiática. O evento, intitulado “Conectando saberes: A Apropriação de Competências Midiáticas por Professores da Educação Básica na Era da Cultura Digital”, aconteceu no auditório Maria do Rosário, localizado na sede da Gerência Regional de Educação (GRE) Metro Sul, no bairro da Várzea, Zona Oeste do Recife, nessa quarta (08) e quinta-feira (09).

Durante a formação, os educadores ampliaram seus conhecimentos sobre a importância do uso das mídias sociais como estratégia de ensino e como é possível desenvolver conteúdos pedagógicos por meio delas, a partir de análises reflexivas. Dessa forma, os formadores poderão repassar esses conhecimentos aos professores da Rede, o que ajuda a fortalecer o processo de aprendizagem dos estudantes.

Educadores ampliaram conhecimentos sobre o uso das mídias sociais como estratégia de ensino | Fotos: Divulgação

“A gente chama a atenção para a importância de analisar as mídias sociais de forma crítica, usando referências teóricas de educadores como Paulo Freire e David Buckingham”, explicou a formadora do curso, Ilana Aguiar, mestranda do programa de pós-graduação em Matemática e Educação Tecnológica da UFPE, que pesquisa sobre o assunto.

Ao final do curso, houve um debate sobre a necessidade de criação e melhoria de políticas públicas educacionais para além do acesso à tecnologia, de forma que os professores possam desenvolver cada vez mais competências midiáticas.

Em novembro do ano passado, o mesmo curso de formação foi promovido, daquela vez para os professores e professoras da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Gerência Regional de Educação (GRE) Metro Sul.