Evento foi promovido pela SEE em parceria com a SES

A Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE), através da Gerência de Programas e Projetos Especiais, promoveu, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o I Fórum Estadual do Programa Saúde na Escola (PSE), reunindo gestores de escolas, profissionais da Atenção Primária à Saúde e coordenadores municipais. O evento aconteceu, nesta sexta-feira (13), no auditório do Instituto Aggeu Magalhães, localizado no campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

O Fórum teve como objetivo proporcionar um espaço de reflexão e troca de experiências sobre as práticas de saúde nas escolas das redes estadual e municipal, ressaltando a importância das parcerias intersetoriais entre a saúde e a educação para o bem-estar dos estudantes.

Durante o encontro, foram apresentados os resultados e avanços do PSE ao longo dos anos com destaque para o aumento dos número de escolas estaduais que aderiram ao Programa. No ciclo de 2021 e 2022, aconteceram 2.118 ações em 168 unidades de ensino da Rede. Já entre os anos de 2022 e 2023, foram realizadas 5.416 ações em 294 escolas.

Fotos: Filipe Jordão

“Neste evento, a gente celebra as ações voltadas à promoção da saúde e do bem-estar como a saúde mental, bucal e alimentar, entre outras, onde conseguimos fazer o atendimento do estudante da rede estadual de uma forma complementar às atividades pedagógicas já desenvolvidas na escola”, explicou a chefe de Unidade da Gerência de Programas e Projetos Especiais da SEE, Ana Paula Cândido. 

Ainda durante o encontro, foi realizada uma cerimônia de premiação que reconheceu as escolas, equipes de educação e de saúde que se destacaram com suas iniciativas. As homenageadas foram a Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Doutor Francisco Siqueira da Cunha, da cidade de Lagoa do Carro; a Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio (Erefem) Monsenhor José Kerhle, de Arcoverde, e a Escola Técnica Estadual Deputado Afonso Ferraz, da cidade de Floresta, no Sertão.

“Nós conseguimos aumentar as ações nas escolas promovendo a cidadania. A parceria com a Educação é essencial para a formação do cidadão”, destacou a secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti. “Que venha um novo ciclo para que nós consigamos cada vez mais ampliar esses acolhimentos”, completou a gestora.