Além de apresentar resultados obtidos no ano anterior, a equipe estabeleceu novas metas para os próximos meses 

A Gerência Geral de Tecnologia da Informação (GGTI), da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE), reuniu técnicos e analistas para tratar do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) dos próximos meses. O objetivo do encontro é alinhar a tecnologia da informação e comunicação identificando as necessidades, definindo prioridades e planejando ações para atingir os objetivos traçados. A reunião foi realizada nesta quarta-feira (05), no auditório da sede da pasta, no bairro da Várzea. 

O PDTIC é um instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão dos recursos, processos e serviços, abrangendo habilidades, competências, hardware, software, redes, sistemas de informações e infraestrutura para atender às necessidades tecnológicas e de informação de uma instituição. Esse plano tem natureza tática, requerendo, portanto, um alinhamento às estratégias organizacionais, de tal modo que as ações estratégicas de Tecnologia da Informação (TI) estejam coerentes e alinhadas ao direcionamento estratégico.

“Esse é um encontro muito importante para todas as equipes de tecnologia aqui da Secretaria de Educação. Esta é a primeira divulgação dos dados após a criação do Comitê do T.I., que inclui todas as secretarias executivas. Com isso, a gente consegue definir todas as estratégias e objetivos, alinhados com os padrões exigidos pelo MEC. A gente conta atualmente com mais de 100 colaboradores e essa reunião facilita integrar todo o trabalho que vem sendo desenvolvido dentro das gerências”, salientou o gerente geral de Tecnologia da Informação da SEE, Ivanildo Guerra.

Foram debatidos durante o encontro a criação de programas para aumentar a conectividade de estudantes dentro das escolas; a melhoria dos processos de matrícula escolar e atualização cadastral; gestão de dados; atualização dos sistemas de ensino remoto; ampliação de cursos técnicos para os profissionais da educação; e o aumento no fornecimento de laboratórios móveis, que são equipamentos que permitem a condução e o carregamento elétrico de notebooks.

Os setores de tecnologia envolvidos são: Gerência Geral de T.I.; Superintendência de Governança e Gestão de T.I. (Sugti); Gerência de Suporte Técnico (GSTE); Gerência de Infraestrutura de TI (Giti); Gerência de Informações e Sistemas Aplicativos (Gisa); Gerência de Tecnologia Educacional (Gete); e Gerência de Desenvolvimento Ágil e Inovação (Gedai).