Data foi celebrada com uma série de atividades culturais e filantrópicas 

Instituição de ensino mais antiga em atividade do país, a Escola Técnica Estadual (ETE) Ginásio Pernambucano, no centro do Recife, comemorou seus 198 anos com uma série de atividades realizadas nesta sexta-feira (1º). A programação contou com apresentações culturais e com a culminância da gincana GP Solidário, campanha que arrecadou donativos para instituições beneficentes da Região Metropolitana do Recife (RMR). 

A banda marcial da ETE Ginásio Pernambucano iniciou as celebrações, que seguiram com as apresentações do festival cultural da escola, já realizado há oito anos. As turmas fizeram uma homenagem a importantes manifestações culturais brasileiras, como o côco, o boi bumbá, o cavalo marinho, o frevo, o funk, o carimbó, o samba, o brega e o maracatu. 

Em seguida, os estudantes se divertiram em brincadeiras como passa ou repassa e torta na cara. O momento também foi de entrega dos troféus para as salas vencedoras do GP Solidário. Os donativos foram entregues às instituições Sabor Solidário, Núcleo de Apoio à Criança com Câncer (NAAC) e Congregação Batista Coqueiral. Ao todo, foram arrecadadas duas toneladas de alimentos, além de centenas de peças de roupa. 

O GP Solidário, realizado durante todo o mês de agosto,  consiste num conjunto de atividades envolvendo a comunidade escolar com o intuito de disseminar a prática da empatia e o compromisso social. As ações são integradas ao GP Esportivo e Cultura Corporal, projeto que promove atividades esportivas orientadas e coordenadas pelos professores de Educação Física e Arte. 

HISTÓRIA

O Ginásio Pernambucano é referência em educação no Brasil há quase dois séculos. Por suas bancas, já passaram figuras ilustres como os escritores Clarice Lispector e Ariano Suassuna, o economista Celso Furtado e o presidente da República Epitácio Pessoa. Pioneira,  a escola foi a primeira a implementar o ensino integral, em 2004. 

Sua fundação data de 1825, quando foi inaugurada pelo então presidente da província de Pernambuco, José Carlos Mayrinck da Silva Ferrão, com o nome Liceu Provincial, que funcionava numa dependência do Convento do Carmo. Passou por muitos prédios até ter sede própria, em 1866. 

Em 2012, a comunidade escolar ganhou uma nova sede, situada na Av. Cruz Cabugá, no Bairro de Santo Amaro. Em 2020, o GP foi transformado em Escola Técnica Estadual Ginásio Pernambucano.