As ações contemplam os municípios de Cabrobó, Orocó e Bodocó
O Governo de Pernambuco realizou, nesta quarta-feira (17), uma série de entregas e anúncios voltados ao fortalecimento da educação pública nos municípios de Cabrobó, Orocó e Bodocó, no Sertão. As iniciativas incluem a ampliação da frota de transporte escolar, investimentos em infraestrutura educacional e aquisição de equipamentos para as redes municipais de ensino.
Em Cabrobó, no Sertão do São Francisco, foram entregues mais dois ônibus escolares, com investimento de R$ 798 mil. Com a nova entrega, o município passa a contar com dez veículos recebidos entre 2023 e 2026, totalizando mais de R$ 4,9 milhões investidos em transporte escolar.
Durante a solenidade, a governadora Raquel Lyra destacou os investimentos realizados pelo Estado para garantir mais qualidade no transporte dos estudantes. “Entregamos em Pernambuco mais de 1.700 ônibus escolares comprados com recursos do Governo do Estado. Agora estamos fazendo do jeito certo, dobramos o valor do transporte escolar e estamos pagando motorista e combustível em dia”, afirmou.
A estudante Jennyfer Soanni, da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) José Caldas Cavalcanti, ressaltou a importância da iniciativa para os alunos da zona rural. “O benefício desses transportes facilita a nossa vinda da zona rural para a zona urbana, com conforto e segurança, trazendo mais incentivo e força de vontade para concluir os estudos”, disse.
Ainda no Sertão do São Francisco, o município de Orocó foi contemplado com a assinatura da ordem de serviço para o início das obras da Escola de Ensino Fundamental dos Anos Finais em Tempo Integral, além da formalização de um convênio para aquisição de equipamentos permanentes destinados à rede municipal de ensino.
A nova unidade terá capacidade para atender até 969 estudantes. Desse total, 398 vagas serão destinadas ao ensino fundamental dos anos finais em jornada regular, 29 vagas à Educação de Jovens e Adultos (EJA) dos anos finais, também em jornada regular, além da criação de 122 novas vagas para o ensino fundamental e outras 420 vagas em tempo integral.
O investimento total na construção da escola ultrapassa R$ 11,5 milhões, sendo mais de R$ 11,3 milhões oriundos do Governo de Pernambuco e cerca de R$ 231,5 mil de contrapartida da Prefeitura de Orocó.
Além da nova unidade, o município receberá investimentos para aquisição de equipamentos permanentes destinados às escolas da rede municipal, fortalecendo e ampliando a oferta da educação pública em tempo integral. O convênio prevê um investimento total de R$ 2,26 milhões, dos quais R$ 2,21 milhões serão repassados pelo Governo do Estado e R$ 45,2 mil correspondem à contrapartida municipal.
Já em Bodocó, no Sertão do Araripe, o Governo de Pernambuco entregou mais dois ônibus escolares, em um investimento de R$ 798 mil. Com isso, o município passa a contabilizar 12 veículos recebidos entre 2023 e 2026, totalizando mais de R$ 5,7 milhões investidos em transporte escolar.
O estudante Pedro Henrique, da Erem Artur Barros Cavalcanti, destacou a importância dos novos veículos para a rotina dos alunos.
“Os ônibus garantem mais acesso, conforto e segurança para os alunos, contribuindo para que possam seguir seus estudos e realizar seus sonhos por meio da educação”, afirmou.
Fotos: Demison Costa/SEE











