A escuta popular passou por todas as 12 Regiões de Desenvolvimento do Estado. A população participou diretamente da construção do Plano Plurianual (PPA 2024/2027)

O Governo de Pernambuco concluiu com sucesso a etapa presencial da escuta popular “Ouvir Para Mudar”. Nesta quarta-feira (27), a Região Metropolitana foi a última das Regiões de Desenvolvimento (RDs) do Estado a receber a iniciativa,  que incluiu diretamente a população na construção do Plano Plurianual (PPA) 2024/2027, que vai guiar as ações da administração estadual nos próximos anos. Recife foi a sede do evento, realizado na Escola Técnica Estadual (ETE) Miguel Batista, situada no bairro da Macaxeira, Zona Norte da cidade.

Fotos: Filipe Jordão

Com a realização da ação na Região Metropolitana (Recife), a missão de visitar todas as 12 RDs de Pernambuco foi alcançada. Anteriormente, o seminário havia passado pelo Sertão do São Francisco (Petrolina), Sertão do Araripe (Ouricuri), Sertão Central (Salgueiro), Sertão de Itaparica (Floresta), Sertão do Pajeú (Serra Talhada),  Zona da Mata Sul (Palmares),  Agreste Central (Caruaru), Agreste Setentrional (Santa Cruz do Capibaribe), Sertão do Moxotó (Arcoverde), Agreste Meridional (Garanhuns) e  Zona da Mata Norte (Carpina). O povo de todo o estado expôs as demandas prioritárias de cada área.

“O ‘Ouvir Para Mudar’ foi um movimento democrático que contou com uma contribuição significativa da população, acreditando nessa gestão. E esse é o caminho. Foi muito importante olhar no olho de cada um para escutar as prioridades do povo e, assim, buscar cumprir. Em nove meses de governo, já estamos fazendo a mudança do Estado e vem muito mais por aí”, destacou a secretária de Educação e Esportes, Ivaneide Dantas.

Fotos: Filipe Jordão

Durante todos os seminários da escuta popular, os participantes (sendo a população do município sede ou das cidades que compõem a região visitada) foram divididos em salas temáticas. A sala cujo tema foi “Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia”, da qual a Secretaria de Educação e Esportes (SEE) faz parte, esteve lotada em todas as ocasiões. Após os debates sobre necessidades, prioridades e demandas relacionadas à pasta, o compilado de reivindicações foi exposto diretamente à governadora Raquel Lyra. 

Evellyn Silva, 17 anos, estudante da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Guedes Alcoforado, situada no município de Olinda, participou do último encontro, na Região Metropolitana. Ela aproveitou o momento para pedir por melhorias na unidade de ensino. “Vim reivindicar a cobertura da quadra da escola, para que possamos ter aula de educação física à tarde, suportando o forte sol no horário. Além disso, propus a transformação da escola em ETE (Escola Técnica Estadual), já que não temos uma em Olinda. Atenderia toda a região”, pontuou a estudante.

Fotos: Filipe Jordão

O momento de conclusão do “Ouvir Para Mudar” foi marcado por grandes anúncios e assinaturas de obras pelo governo. Na área educacional-esportiva, a governadora Raquel Lyra e a secretária de Educação e Esportes, Ivaneide Dantas, assinaram a autorização de licitação para a construção de 20 quadras poliesportivas em 20 escolas da Região Metropolitana do Recife (RMR). Vão receber os equipamentos unidades de ensino dos municípios de Paulista, Olinda, Abreu e Lima, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho e Recife. 

Foto: Filipe Jordão

A etapa presencial da escuta popular sucedeu o lançamento da plataforma virtual do projeto, lançada em agosto pelo governo, que apresenta 27 propostas de programas governamentais, para que a população vote nas que considerar prioritárias. As sugestões deixadas no site serão analisadas e particularizadas de acordo com temas, regiões ou grupos sociais. O público pode participar de forma on-line até o final do mês de setembro.