As cidades de Águas Belas e Bom Conselho foram contempladas

A comitiva do Governo de Pernambuco cumpriu, nesta terça-feira (19), agenda em municípios do Agreste para anunciar medidas que irão impactar no desenvolvimento da região. Na ocasião, a governadora Raquel Lyra e a secretária de Educação e Esportes, Ivaneide Dantas, inauguraram duas quadras poliesportivas cobertas em escolas da Rede Estadual e visitaram o terreno em que será construída uma nova unidade de ensino.

A primeira inauguração foi no município de Águas Belas, na Escola Estadual Indígena Fulni-ô Marechal Rondon. A unidade de ensino, que atende mais de 800 estudantes do ensino fundamental, ensino médio e Educação de Jovens e Adultos, foi contemplada com o novo equipamento esportivo.

Em seguida, ainda na cidade de Águas Belas, a comitiva visitou o terreno onde será construída uma nova escola da Rede Estadual. No local, de dimensão 100 x 100 m², funcionará uma unidade de ensino com nove salas de aula para, em média, 40 alunos cada. Os estudantes poderão usufruir de laboratório de informática, parque infantil, espaço cultural, entre outros. As obras devem iniciar em 2024.

Encerrando as entregas do dia, foi a vez da Escola Estadual Mestra Beatriz, no município de Bom Conselho, ter a sua quadra formalmente inaugurada, beneficiando mais de 400 estudantes. O investimento feito na construção das duas quadras foi na ordem de aproximadamente R$ 3 milhões.

“Juntos, nós estamos fazendo o maior investimento da história de Pernambuco em educação. Entregar as quadras novas não é apenas o equipamento em si, mas cultivar esperança para tempos novos no nosso Estado. Estamos cumprindo com a nossa obrigação e fazendo valer o voto de confiança que o povo nos deu”, pontuou a governadora Raquel Lyra.“

A construção das quadras faz parte do programa Juntos Pela Educação, que foi lançado em junho deste ano e é o maior investimento educacional da história de Pernambuco. “Essa primeira entrega de uma quadra poliesportiva para uma escola indígena é muito simbólica. Isso quer dizer que estamos dando o devido valor aos povos, conversando no dia a dia sobre várias questões que vão fortalecê-los”, destacou a secretária de Educação e Esportes, Ivaneide Dantas.

O cacique do povo indígena Fulni-ô, Cicero de Brito, comentou sobre a importância da entrega: “Ter essa quadra na nossa escola é um sonho que se torna realidade. Nós sonhávamos com isso desde a infância. Sou muito grato ao Governo do Estado, essa é uma história que vai atravessar nossas gerações”.

Fotos: Filipe Jordão