Espaço conta com vários equipamentos e ferramentas necessárias para os estudantes desenvolverem seus projetos
A Gerência Regional de Educação (GRE) Metro Norte inaugurou o primeiro laboratório inclusivo com o propósito de ser referência em tecnologia inclusiva. O Labmaker Inclusivo está situado na Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio (EREFEM) Jerônimo Albuquerque, em Olinda, que já é referência em atendimento especializado, sendo escola polo da Sala de Atendimento Educacional Especializado (SAEE).
O laboratório proporciona um ambiente de criação, debate de educação inclusiva, onde todos os profissionais e estudantes podem desenvolver e pensar tecnologias acessíveis. Para que os alunos possam criar seus projetos, o Labmaker conta com vários equipamentos e ferramentas necessárias, como computadores, atividades com games 2D e 3D, softwares voltados para a educação e impressora 3D.
De acordo com Marcos Paulo, um dos idealizadores do Labmaker Inclusivo e professor intérprete de LIBRAS, o objetivo do equipamento é fazer um trabalho de tecnologia a partir das necessidades educacionais dos alunos. “Além de aprender sobre tecnologia, nós vamos ter palestras sobre diversas áreas do conhecimento, com foco em estimular nos alunos a empatia. O Labmaker nasce com uma concepção de inovação diferente, onde a gente começa a usar totalmente a tecnologia para atendimento e apoio dos que estão sendo atendidos na SAEE”, destacou.
O Labmaker irá contar com algumas parcerias importantes que ajudarão no desenvolvimento de seus projetos, como UFRPE (PPGEC e UAEADTEC) e já está processo de prospecção dos parceiros CESAR School; SuperGeek; FACOTTUR; Unicesumar; CREEI; Prefeitura de Olinda; UFCAT; e Pintando em Miniaturas. Cada parceiro trará consigo habilidades, experiências e recursos únicos, que, quando combinados, podem gerar sinergias poderosas, ampliando a capacidade de inovação, melhorando a eficiência do projeto.
Laboratório de Biologia
Um dos projetos-pilotos a ser desenvolvido no Labmaker é o Laboratório de Biologia. A ideia é criar um Laboratório de Biologia feito com modelos didáticos em 3D, com filamento PLA (que é um material utilizado para impressão 3D), acessível em LIBRAS, Braille e com sistema de escuta.
Os professores de biologia elaboraram um paper que será afixado ao lado do modelo didático, onde também constará uma placa em Braille e português falando sobre a peça. A base que será exposta e a impressão terá um sistema em arduino com a saída de áudio para que os alunos com baixa visão ou cegos tenham acesso ao texto em áudio do paper.
Equipe de Robótica
Outra ideia do Labmaker é a criação de uma equipe de robótica com estudantes surdos, tornando a inclusão em um campo tecnológico emergente. Ao proporcionar um ambiente de aprendizado igualitário, a GRE Metro Norte está derrubando barreiras e possibilitando que todos os alunos tenham acesso às mesmas oportunidades.
Dessa forma, estudantes surdos do 6º ao 9º ano poderão participar da primeira equipe totalmente em Libras. Serão selecionados dez estudantes que terão a oportunidade de desenvolver suas habilidades técnicas, a comunicação inclusiva e a autonomia. Essa iniciativa não apenas permite que os estudantes surdos participem plenamente de uma área tecnológica emocionante, mas também ajuda a quebrar estigmas e barreiras, demonstrando o potencial ilimitado que cada um tem.