Apresentações culturais ao vivo e exibições de trabalhos de estudantes marcaram a programação
A Gerência Regional de Educação (GRE) do Sertão Médio de São Francisco realizou, na última sexta-feira (30), o I Festival de Artes e Ciências em Petrolina. A ação foi organizada pela equipe da Coordenação Geral de Desenvolvimento da Educação (CGDE) e contou com uma programação que mesclou exposição de trabalhos científicos, educação e muita arte.
A iniciativa buscou criar um espaço de reflexão e troca de experiências, promovendo práticas pedagógicas desenvolvidas por professores e estudantes das escolas estaduais dos sete municípios que compõem a GRE SMSF. Além de fomentar a produção acadêmica, o evento também enalteceu a inclusão, a diversidade e o respeito às diferentes.
O festival foi dividido em três momentos. Pela manhã, o ponto alto foi a Mostra de Vivências e Experiências Inspiradoras em Educação para as Relações Étnico-Raciais (MOVER), onde professores apresentaram as práticas pedagógicas inovadoras voltadas às identidades culturais. Escritores locais também tiveram espaço para expor os seus livros.
Entre as atividades simultâneas do festival, estavam a Oficina de Gravura e Desenho com a professora Laise Gomes e a feira agropedagógica da EJA Campo, que expôs produtos da agricultura familiar, culinária e artesanato, valorizando o empreendedorismo regional.
No período da tarde, o destaque foi a culminância dos Trabalhos de Conclusão do Fundamental (TCFs). Durante o evento, os alunos mostraram os resultados dos projetos elaborados por eles, refletindo o protagonismo juvenil, o pensamento crítico e científico, em consonância com o contexto social da região do Vale do São Francisco. Paralelamente, a programação artístico-cultural contou com performances ao vivo e apresentações culturais.