Unidades interessadas têm até o dia 30 de setembro para efetuar os cadastros

As escolas da rede estadual que desejam participar das Olimpíadas Científicas Pernambucanas 2023 já podem realizar as inscrições junto ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE). No calendário do evento, estão incluídas a 7ª Olimpíada Pernambucana de Astronomia e Astronáutica (OPA), a 6ª Olimpíada Pernambucana de Física (OPEF) e a 6ª Olimpíada Pernambucana de Foguetes (OPEFOG). A ficha de inscrição unificada pode ser acessada por aqui.

As escolas interessadas têm até o dia 30 de setembro para efetuar os cadastros. A prova da 7ª OPA será aplicada no dia 06 de outubro. No dia 20 do mesmo mês, será o exame da 6ª OPEF. Nesses dois exames, os estudantes terão que responder a 20 questões e a um desafio experimental opcional e cumulativo. 

Já as escolas que queiram participar da 6ª OPEFOG devem realizar os lançamentos de foguetes com o uso de água pressurizada e registrar seus alcances até o dia 20 de outubro. 

O cadastro da escola deverá ser feito por um professor ou professora, técnico ou técnica  educacional ou representante legal da unidade. Após a confirmação da inscrição, cada escola terá um prazo para realizar a competição em suas próprias dependências. Já os estudantes devem se inscrever no próprio local onde estuda, através do professor ou professora que irá aplicar as atividades e enviá-las para a comissão organizadora. 

Para cada Olimpíada, existe um regulamento específico:

Os estudantes vão receber certificados de participação e ainda poderão ser premiados com medalhas de ouro, prata ou bronze, de acordo com as notas obtidas. As entregas das medalhas irão ocorrer no mês de dezembro.

As Olimpíadas Científicas Pernambucanas têm o objetivo de estimular o estudo das Ciências Físicas e Espaciais entre estudantes do Ensino Médio. Além disso, servem como preparação para competições nacionais e internacionais nas respectivas áreas.