Solenidade aconteceu no Palácio do Campo das Princesas
Os 16 novos gestores das Gerências Regionais de Educação (GRE) tomaram posse nesta terça-feira (04). A solenidade aconteceu no Palácio do Campo das Princesas, no Recife, e contou com a presença da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, que assinou o termo de posse. A cerimônia marcou o início de uma nova gestão educacional, pautada em uma educação abrangente, relevante e eficaz, que garante direitos com ênfase no desenvolvimento intelectual, social e emocional dos estudantes da Rede Pública Estadual.
A cerimônia de posse contou ainda com a presença da vice-governadora, Priscila Krause, da secretária de Educação e Esportes do Estado, Ivaneide Dantas, dos secretários executivos de Educação Igor Cadena, Mônica Andrade, Tárcia Silva, Ana Cristina Dias, Gilson Monteiro e Luciano Leonidio, de deputados estaduais e federais, de familiares dos gestores e demais autoridades.
Foto: Filipe Jordão
A seleção dos gestores aconteceu entre os meses de março e junho e foi realizada em duas etapas: a primeira foi a avaliação curricular (titulação e experiência profissional); e a segunda etapa, a entrevista e apresentação do projeto de atuação profissional (plano de trabalho para os primeiros 30 dias de gestão e esboço do plano de gestão para o biênio subsequente). O prazo de validade do processo de seleção é de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período, mediante avaliação de desempenho.
A governadora Raquel Lyra falou da importância das GREs no desenvolvimento da educação de Pernambuco. “A Gerência Regional de Educação terá um papel fundamental nos próximos anos, que é garantir um regime de colaboração entre o Estado e os municípios. A gente precisa dar um passo adiante não só no ensino médio, mas também nos anos iniciais, com as vagas de creches que construiremos. Queremos que haja alfabetização no tempo certo e um ensino fundamental atrativo, que mantenha o estudante na escola para prepará-lo para o ensino médio, para o mercado de trabalho e para a universidade”, pontuou.
Ivaneide Dantas parabenizou todos os 16 gestores e reafirmou o compromisso do governo com a pasta. “A gente sabe da importância do cargo que cada um vai desempenhar, da interlocução com a Secretaria e com as escolas municipais e estaduais. Nós estamos dando mais um importante passo hoje, pois o processo de seleção não foi fácil. Os novos gerentes estão entrando em uma gestão que está realizando o maior investimento na educação e terão a grande oportunidade de transformar a educação pública de Pernambuco”, salientou a secretária.
Fotos: Filipe Jordão
Para a nova gestora da GRE Metro Sul, Eda Maria, o caminho para fortalecer a educação é torná-la mais humanizada. “Estamos vivendo um estado de mudança. E nada melhor do que começar pela educação. Sabemos que a educação é primordial para que tudo possa se desenvolver dentro de uma gestão. Estamos cientes do desafio que enfrentaremos, mas com determinação, com muita garra e com muita fé, estamos aqui para somar com essa equipe para garantir uma educação de qualidade social”, destacou.
O gerente regional de educação, além de outras atribuições, fica responsável por planejar ações estratégicas para o alcance das metas pactuadas a partir dos indicadores educacionais, em consonância com as diretrizes e com a política estadual e nacional de educação. Também exerce as funções de promover a coordenação e a implantação da política educacional do Estado no âmbito da sua jurisdição, com ênfase na melhoria da gestão da rede e da qualidade e da aprendizagem do aluno.
Acolhimento e integração
Após a cerimônia de posse, realizada no Palácio do Campo das Princesas, os novos gestores das 16 Gerências Regionais de Educação (GREs) seguiram para a sede da SEE, no bairro da Várzea, Zona Oeste do Recife, para participar do encontro de acolhida e integração. O evento teve o objetivo de compartilhar e alinhar o plano de desenvolvimento, planejamento estratégico, engajamento e desempenho de todas as gerências do Estado.
Fotos: Filipe Jordão
Confira a lista completa dos gestores regionais de educação:
Recife Norte – Iury Souza E Silva
Recife Sul – Viviane Da Silva Gomes
Metropolitana Norte – Paulo Dutra
Metropolitana Sul – Eda Maria André Cabral
Mata Norte (Nazaré Da Mata) – Gilvania Cavalcante De Souza
Mata Centro (Vitória De Santo Antão) – Ana Claudia Barbosa Da Silva Padilha
Mata Sul (Palmares) – Danilo José Dos Santos
Vale Do Capibaribe (Limoeiro) – Ana Maria Xavier De Melo Santos
Agreste Centro Norte (Caruaru) – Ana Lúcia Barbosa Dos Santos
Agreste Meridional (Garanhuns) – Antonio Xisto Vilela
Sertão Do Moxotó Ipanema (Arcoverde) – Luvia Bezerra Silva
Sertão Do Alto Pajeú (Afogados Da Ingazeira) – Israel Alves Da Silveira
Sertão Do Submédio São Francisco (Floresta) – Silma Diniz Bezerra
Sertão Do Médio São Francisco (Petrolina) – Ana Karina De Oliveira Ramos
Sertão Central (Salgueiro) – Maria Aparecida Carvalho Alencar
Sertão Do Araripe (Araripina) – Rosa Maria Rodrigues