Os estudantes participaram de palestra e desenvolveram pinturas com a temática da cultura de paz 

A Escola de Referência em Ensino Fundamental (EREF) Creusa Barreto Dornelas, situada no bairro da Torre, Zona Norte do Recife, deu o pontapé inicial nas atividades do Clube de Desenho da unidade de ensino na última quarta-feira (09). Rafa Mattos, de 43 anos, artista grafiteiro carioca que reside no Recife há 13 anos, foi quem comandou a programação da oficina A Arte do Grafite: Traçando Uma Cultura de Paz. Cerca de 60 alunos, entre membros do Clube de Desenho e discentes de disciplinas eletivas, vivenciaram o momento. 

Rafa Mattos é criador do Movimento Plante Amor Colha o Bem, que promove uma reflexão sobre resgatarmos o amor no nosso cotidiano, e levou a mensagem do projeto ao Clube de Desenho. ¨O propósito desse encontro foi fortalecer o vínculo afetivo dessa turma com a arte e com o desenho. É muito importante falar sobre o amor, pois só através dele conseguimos construir uma cultura de paz¨, pontuou o grafiteiro.

Para concluir as atividades do dia, os estudantes se juntaram a Raffa e criaram dois desenhos na biblioteca da escola, a Biblioteca Multiverso da Leitura. Eles pintaram a Pomba da Diversidade e um regador com coração (símbolo do projeto do artista), ambos preenchidos com palavras de positividade escolhidas pelos alunos. 

 

Yasmin Christine, da turma do 9° ano, gostou muito da experiência. ¨Foi espetacular desenhar com meus colegas e Raffa, deixando tudo registrado aqui na nossa escola¨, afirmou. Milena Duarte, do 8° ano, também aprovou a prática: ¨Além de aprender sobre grafitagem, conseguimos criar uma mensagem de paz, amor e carinho¨, acrescentou. 

O Clube do Desenho, comandado por Lucinda Pessoa e Janete Ferraz, coordenadoras da biblioteca, e pelo professor de inglês da EREF Creusa, Mario Roberto, foi criado com o objetivo de ajudar no dia a dia e, quem sabe, até desenvolver talentos. ¨Queremos aproveitar as habilidades dos estudantes. Que eles se divirtam e vejam que isso pode se tornar um caminho profissional futuramente. A arte ajuda e resgata¨, explicou Mario.

 

 

Seguindo a programação da oficina de grafite, a primeira do Clube, no dia 22 de agosto, os alunos vão participar de uma excursão pedagógica no Instituto Ricardo Brennand (IRB) para conhecer a exposição ¨OSGEMEOS: Nosso Segredo¨, dos artistas Gustavo e Otavio Pandolfo. 

A atividade busca expandir as vivências do projeto para além da escola, tornando-o mais dinâmico e engajando os membros.

Oficinas com outros temas estão programadas para sequenciar a proposta, como: mangá e HQ, xilogravura e lettering.