As notas podem variar de 0 a 100 pontos e para cada critério avaliado foi atribuído um peso, conforme detalhado no regulamento do programa
O programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) divulgou, nesta quarta-feira (04), a lista dos estudantes selecionados para participar da etapa final. As notas dos pré-selecionados podem variar de 0 a 100 pontos e para cada critério avaliado foi atribuído um peso, conforme detalhado no regulamento do programa. O PJB é promovido pela Câmara dos Deputados com o objetivo de proporcionar uma experiência de aprendizagem onde os jovens tenham espaço para refletir sobre política, democracia e o papel do Poder Legislativo, desenvolvendo habilidades para o aprimoramento e participação política entre os jovens, garantindo o exercício de uma cidadania ativa. Confira aqui a lista completa.
Para participar dessa etapa do programa, foram selecionados quatro estudantes. São eles: José Ramon Felipe, da Escola de Referencia em Ensino Médio (EREM) Professor Antônio José Barboza dos Santos, em Timbaúba; Luana Aparecida Ferreira, da Escola Estadual Teófilo Severino de Arruda, em Frei Miguelinho; Rizialyz Lorena Pinto, da EREM Dr Jaime Monteiro, em Gameleira; e Wendson Arlan Lucena da Silva, da Escola Técnica Estadual (ETE) Dom Bosco, no Recife.
A partir de agora, os alunos deverão gravar seu discurso em vídeo para a próxima fase de, no mínimo, um minuto e, no máximo, três minutos. O vídeo deverá ser publicado no Youtube, de acordo com as instruções da Câmara dos Deputados, e o link de acesso ao vídeo deverá ser enviado até o dia 16 de outubro, em formulário específico.
Até o dia 05 de outubro, a Câmara dos Deputados encaminhará um e-mail com todas as orientações necessárias para a produção do vídeo e a postagem do seu discurso. Os vídeos postados serão avaliados a partir de três perspectivas: votação popular, votação dos pares e avaliação dos especialistas da Câmara dos Deputados.
Nesta etapa, apenas um estudante será selecionado para participar da jornada legislativa na Câmara dos Deputados, em Brasília, de 05 a 07 dezembro. A missão dos deputados jovens será aprimorar as ideias e propostas que trouxeram de seus estados e elaborar conjuntamente uma Carta do PJB à Câmara dos Deputados. Essa carta deverá conter a mensagem que os jovens brasileiros querem transmitir aos deputados federais, suas necessidades, anseios e sonhos para a educação. A coordenação do programa Parlamento Jovem Brasileiro em Pernambuco fica sob a responsabilidade da Gerência de Programas e Projetos Especiais (GERPE), da Secretaria de Educação e Esportes.