Mais de 20 trabalhos foram expostos durante uma feira de ciências

A Escola Técnica Estadual (ETE) João Bezerra, localizada no bairro de Brasília Teimosa, na Zona Sul do Recife, promoveu, nesta sexta-feira (17), uma grande feira de ciências oceânica aberta ao público. Foram apresentados mais de 20 trabalhos desenvolvidos pelos estudantes, frutos de pesquisas e análises realizadas nas praias que banham a localidade onde se encontra a unidade escolar.

Esta foi a segunda edição da Feira Oceânica da ETE João Bezerra. “Muitas dessas pesquisas foram publicadas em revistas científicas, em sites, utilizadas em trabalhos de conclusão do curso e monografias”, destacou o professor de Biologia e organizador da feira, Daniel Ramos.

Entre os trabalhos de destaque está o do estudante Adryan Ferreira e seu grupo de colegas do terceiro ano do ensino médio. Eles explicaram como o aumento da temperatura das águas, resultado do aquecimento global, pode favorecer no desenvolvimento de moléculas poluentes que interferem na vida marinha e no surgimento de tufões e tornados.

Fotos: Filipe Jordão

“É importante entendermos tudo isso para que possamos diminuir a poluição do planeta. Com os oceanos aquecidos e poluídos, a vida marinha é atingida, causando até a extinção de algumas espécies. E isso interfere diretamente nas nossas vidas também”, detalhou o jovem.

As amostras e conclusões das pesquisas também são utilizadas no dia a dia da escola, em disciplinas como Física, Química, Biologia e História. “Tudo vai servir como educação científica. As escolas e universidades aqui presentes convidadas têm acesso a muito conhecimento. Assim os estudantes têm um contato mais próximo com o ensino superior”, contou o professor Daniel Ramos.