As aulas foram ministradas, de forma voluntária, por professores que foram estudantes da instituição
Neste último sábado (21), a Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Ageu Magalhães, localizada no bairro de Casa Amarela, Zona Norte do Recife, realizou o último aulão preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio. A atividade fez parte do programa “Aprova Ageu”, voltado para os alunos do 3º ano que irão prestar o ENEM. As aulas ocorreram aos sábados, com direito a simulados para para reforçar o conteúdo aprendido.
O programa foi iniciado em abril e se encerrou no último dia 21 de outubro. A iniciativa surgiu a partir do pedido dos próprios alunos à gestão da escola, que solicitaram a realização de aulões aos sábados para uma melhor preparação para as provas. As aulas foram ministradas por alunos egressos da instituição, que atualmente exercem a função de professor. Foram abordados nos encontros as disciplinas de história, geografia, matemática, física, química, inglês, biologia, portugues, além de redação.
“É um programa muito importante aqui em nossa escola. Surgiu dos próprios alunos para que todos pudessem ter a oportunidade de ter a melhor preparação nesse momento tão importante para um estudante. O Aprova Ageu chegou para ficar e pretendemos dar continuidade nos próximos anos, visto que a aceitação dos alunos foi muito boa. Esse é um projeto totalmente voluntário e solidário”, reforçou a gestora Karla Figueiredo.
Sarah Elisa é estudante do Ageu Magalhães desde 2021. Com 16 anos, ela vem se preparando para o ENEM desde o 1º ano do Ensino Médio, e agora chegou o momento de intensificar a revisão de todos os conteúdos. “Confesso que eu achei que ficaria mais nervosa, já que desta vez vou fazer o ENEM para valer, mas estou tranquila. Venho trabalhando para não deixar a ansiedade tomar conta no dia da prova. O Aprova Ageu foi bastante importante, serviu como um incentivo para nos dedicarmos mais a estudar. É um programa muito bom, que vai ajudar muitos estudantes a conquistar seus objetivos”, frisou Sarah.
Aluno egresso da instituição e professor de história, Edmilson da Silva recebeu o convite para participar do programa através da educadora de apoio Ana Rosa, que foi sua professora da mesma disciplina durante o Ensino Médio. Edmilson atualmente está afastado das salas de aula por ter ingressado no doutorado da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) como bolsista, que não permite vínculos institucionais com escolas. Aceitando o convite para ser voluntário do Aprova Ageu, ele encontrou uma maneira de poder estar dentro da sala de aula lecionando.
“Voltar para a instituição como egresso de um programa tão grandioso e importante como o Aprova Ageu é um enorme prazer. Me fez sentir vivo enquanto professor de novo, já que estou afastado das salas de aula. Durante minhas aulas, tentei ao máximo passar para eles não apenas o conteúdo, mas um momento de relaxamento nessa fase pré-exame. O Enem é muito importante para todo estudante, mas é apenas mais uma prova que eles vão ter ao longo da vida. Eles precisam controlar a ansiedade e o nervosismo para fazer uma prova tranquila e, com isso, ingressar na universidade”, salientou Edmilson.