Iniciativa mobiliza alunos da rede pública de todo o estado para promover cidadania, transparência e controle social nas escolas
Uma iniciativa que une educação, protagonismo juvenil e transformação social está ganhando força nas escolas públicas brasileiras. O programa “Estudantes em Movimento”, que chega a Pernambuco para a edição de 2025 tem como foco estimular a cidadania ativa entre estudantes, promovendo valores como integridade, transparência e controle social por meio de atividades práticas e colaborativas. O projeto é coordenado pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e desenvolvido em parceria com as controladorias-gerais dos estados e municípios e as respectivas secretarias de educação. Em Pernambuco, a execução da iniciativa está sob responsabilidade da Secretaria Estadual de Educação, através da Secretaria Executiva de Gestão de Rede e da Secretaria da Controladoria Geral do Estado.
Voltado para alunos dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, o projeto propõe uma série de ações que incentivam a participação dos jovens na melhoria da gestão escolar e na busca por soluções para desafios da comunidade. Cada escola participante deve formar um time com, no mínimo, 40 estudantes, acompanhados por professores orientadores. A diversidade é um princípio essencial do programa que recomenda a inclusão de alunos de diferentes turnos, gêneros, raças e pessoas com deficiência.
“O programa Estudantes em Movimento representa uma oportunidade valiosa para fortalecer a cidadania dentro das escolas e estimular o protagonismo juvenil de forma concreta e transformadora. Em Pernambuco, temos observado um grande engajamento de professores, estudantes e também das famílias, o que amplia ainda mais o impacto do projeto. Trabalhar valores como ética, participação social e transparência no cotidiano escolar é essencial para formar cidadãos mais conscientes, críticos e comprometidos com a sociedade”, destacou a secretária executiva de Gestão de Rede, Cassiana Lima.
A edição 2025 é direcionada a novos estados e municípios, que não participaram do programa nas edições anteriores, com a seleção de até 5 controladorias estaduais e 15 municipais. Cada controladoria pode inscrever até 10 escolas, que serão selecionadas com base em critérios como número de alunos disponíveis, engajamento de servidores e ordem de inscrição. Pernambuco contará com a participação de escolas de todas as regiões do estado, inclusive com unidades de ensino em comunidades quilombolas.
Entre as atividades previstas estão oficinas para professores, o “Grito de Garra” (uma atividade de integração gravada em vídeo), a realização de uma auditoria cívica na escola, além de uma tarefa surpresa. O ponto alto do programa é o Desafio, no qual os estudantes devem planejar e executar um projeto de impacto social com foco em temas como transparência pública, participação social e melhoria do ambiente escolar. Até o mês de agosto serão realizadas ao menos 20 visitas técnicas nas escolas participantes para acompanhamento da execução do programa.
Além de fomentar o protagonismo estudantil, o programa reconhece o trabalho de destaque por meio de premiações para escolas, professores, controladorias e profissionais da imprensa que contribuírem com a divulgação da iniciativa. A premiação do “Estudantes em Movimento” está prevista para ser realizada no Encontro Nacional de Controle Interno, entre os dias 22 e 26 de setembro, em Goiânia – GO.
Confira as escolas participantes do programa:
- Escola de Referência em Ensino Médio Professor Cândido Duarte
- Escola de Referência em Ensino Médio Alberto Torres
- Escola Cônego Jonas Taurino
- Escola Estadual Colette Catta
- Escola de Referência em Ensino Médio Professora Elisete
- Escola Técnica Estadual Professora Célia Siqueira
- Escola Tomé Francisco da Silva
- Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio Manoel Pereira Lins
- Escola de Referência em Ensino Médio Governador Eduardo Campos
- Escola Estadual Quilombola Professora Rosa Doralina Mendes