São mais 98 intercambistas viajando em busca do sonho de estudar no exterior, aprimorar um segundo idioma e conhecer uma nova cultura
Na madrugada desta sexta-feira (21), mais 98 estudantes da Rede Estadual de Ensino embarcaram rumo ao Chile pelo Programa Ganhe o Mundo (PGM). Este foi o segundo dia de embarques do programa, que teve início na última quarta-feira (19), quando os primeiros 94 intercambistas seguiram viagem. Com este segundo grupo, o Governo do Estado totaliza 192 jovens pernambucanos enviados para vivenciar uma verdadeira imersão acadêmica e cultural no exterior. A governadora em exercício, Priscila Krause, esteve presente no Aeroporto Internacional do Recife para acompanhar o embarque.
“O Ganhe o Mundo volta depois de alguns anos sem acontecer, de uma maneira renovada e reestruturada para que os nossos alunos tenham mais segurança durante o intercâmbio. É uma oportunidade única que os nossos jovens estão tendo, de conhecer uma nova cultura e de aperfeiçoar o aprendizado de uma nova língua. Tenho certeza que esses meninos e meninas serão exemplo para que outros estudantes também se submetam ao processo seletivo, estudem e ganhem o mundo em outras edições que virão pela frente”, salientou Priscila.



Foto: Josimar Oliveira
O PGM é uma iniciativa do Governo de Pernambuco que oferta aos estudantes da rede estadual a oportunidade de intercâmbio em diversos países. Criado para fortalecer o aprendizado de línguas estrangeiras e ampliar horizontes culturais, o programa seleciona alunos com bom desempenho acadêmico para estudarem em escolas no exterior. Além das aulas, os participantes vivem uma experiência imersiva, aprimorando um segundo idioma e desenvolvendo autonomia desses estudantes.



Foto: Josimar Oliveira
“Hoje a gente conclui um ciclo onde o Governo do Estado traz oportunidade para quase 200 jovens. Para nós é uma alegria imensa saber que estamos oportunizando um espaço em outro país onde os estudantes vão entender e apreciar uma cultura distinta, conhecer novos espaços, novas pessoas e com certeza possibilitando a eles um futuro ainda muito mais promissor. Estamos muito emocionados, porque sabemos que eles estão partindo para um momento especial na vida deles e esperamos que este seja apenas o início de uma nova etapa do PGM”, destacou a secretária executiva de Desenvolvimento da Educação, Ana Lúcia Barbosa.
Ihorrana Lopes, estudante da Escola Técnica Estadual (ETE) Senador Wilson Campos, em Paudalho, não vê a hora de chegar no Chile para estudar e já escolheu os pontos turísticos que quer conhecer no País.
“Estou muito ansiosa para começar as aulas logo e conhecer minha família anfitriã. Minha expectativa é de ter uma grande troca cultural, porque quero muito conhecer a cultura do Chile. Estou um pouquinho nervosa também, porque é a minha primeira vez viajando de avião, mas tenho certeza que vai ser uma experiência incrível. Lá eu quero muito poder conhecer a Cordilheira dos Andes e o Deserto do Atacama, que são dois pontos turísticos que gostei muito quando pesquisei”, disse Ihorrana.



Foto: Josimar Oliveira
Os intercambistas deste segundo grupo foram divididos em três voos com destino final na cidade de Santiago, capital do Chile. O primeiro voo decolou às 2h50, levando 47 estudantes. O segundo saiu às 5h, com 30 jovens pernambucanos e o terceiro e último voo às 5h15, com os 21 estudantes restantes. Durante todo o trajeto, os estudantes foram acompanhados por representantes da Secretaria Estadual de Educação (SEE) e da empresa responsável pelo intercâmbio.
Vindo do município de Iguaracy, no Sertão de Pernambuco, Carlos Augusto Vasconcelos, da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Professora Rosete Bezerra, já pensa na saudade de casa, mas quer poder aproveitar todos os momentos do intercâmbio. “Quero poder aprender e absorver bastante tudo o que Chile tem para oferecer. Ficar muito tempo fora de casa vai deixar meu coração apertado, mas é uma coisa que só o tempo vai dizer como vou ficar. Porque, por enquanto, ainda tô naquela emoção da viagem e, quando chegar lá, que a gente descobre”, completou.
Ao chegarem no Chile, os intercambistas receberão orientações sobre normas, adaptação e rotina escolar antes de seguirem para as casas das famílias anfitriãs. Durante as 18 semanas de intercâmbio, eles vão frequentar escolas locais, aprimorando o espanhol e vivenciando a cultura chilena. Além das aulas, eles também serão incentivados a participar de atividades extracurriculares e conhecer pontos turísticos, tornando a experiência ainda mais enriquecedora. O início das aulas está previsto para a próxima segunda-feira (24).