Ao total, 12 turmas com 120 alunos participaram do evento em Gravatá
O município de Gravatá, no Agreste de Pernambuco, foi palco, na última sexta-feira (29), da cerimônia de conclusão do ensino fundamental das 12 turmas da 13ª edição do Programa Nacional de Inclusão dos Jovens (Projovem Urbano). A formatura marcou o fim do ciclo de aprendizado para os 120 jovens e adultos, com idades entre 18 e 29 anos, de sete gerências regionais do Estado, que receberam os seus certificados de elevação de escolaridade. A cerimônia aconteceu no Hotel Casa Grande e destacou a importância da parceria entre o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Educação e Esportes (SEE), com o Governo Federal, para a transformação social.
“As formaturas do Projovem são marcadas por emoção e no estado de Pernambuco não foi diferente. Foram 12 turmas que concluíram o curso na perspectiva de inclusão social dos jovens que passam a ver a educação como uma ferramenta de mudança de realidade”, afirmou Ellana Silva, consultora do Ministério da Educação, que esteve presente na cerimônia.
A gerente de Políticas Educacionais de Jovens, Adultos e Idosos de Pernambuco, Jeane Lima, enfatizou a importância da continuidade dos estudos. “As mais de 500 escolas que ofertam a EJA (Educação de Jovens e Adultos) no ensino médio estão de portas abertas para receber esses estudantes. Essa abordagem visa garantir que os formandos do Projovem tenham oportunidades para avançar em sua educação e alcançar novos objetivos”, pontuou.
Na SEE, o Projovem Urbano é uma ação promovida pela Gerência de Políticas Educacionais de Jovens, Adultos e Idosos (GEJAI) e tem como objetivo proporcionar a qualificação e ampliação das oportunidades educacionais.
A formatura destacou o impacto positivo que os programas de educação e capacitação podem ter na vida dos estudantes. Com o encerramento desta edição, o Projovem Urbano reafirma o compromisso social no desenvolvimento dos alunos com o intuito de propiciar um futuro melhor.