biblioteca pública, pernambuco

Evento conta com oficinas temáticas sobre a cultura popular nordestina

Começaram as “Férias Divertidas” na Biblioteca Pública de Pernambuco (BPE). Nesta quarta-feira (17), a BPE, situada no Centro do Recife, realizou uma oficina de xilogravuras e contação de histórias sobre literatura de cordel para dar início à programação especial do período de férias escolares no equipamento. O evento é gratuito, voltado para o público dos cinco aos 15 anos, e as atividades, que acontecem no setor infanto-juvenil da biblioteca, vão até o dia 26 de janeiro. 

O tema que guia o projeto é “A Simbologia Popular do Movimento Armorial”, em referência à iniciativa criada por Ariano Suassuna. O Movimento Armorial, que recentemente completou 50 anos, teve o objetivo de criar artes utilizando como elemento principal a cultura popular do Nordeste brasileiro. 

Imagens: Josimar Oliveira

Quem comandou o pontapé inicial do evento nesta quarta-feira foi a educadora, escritora e contadora de histórias Sandra Moraes. Durante a atividade, as crianças e adolescentes brincaram de rimar e produziram ilustrações.   “A proposta de ouvir cordéis e brincar com a premissa da rima estimula a criatividade e o interesse pelas tradições culturais. De uma forma prática e lúdica, aproximamos as crianças da riqueza da nossa cultura”, ressaltou.

Maria Clara, de oito anos, é frequentadora assídua do setor infanto-juvenil e participou da atividade de abertura do evento. Ela conta que gosta de aproveitar as férias na biblioteca. “Acho um lugar muito divertido. Gosto de ler, desenhar, pintar. Também vou participar das outras oficinas”, disse.

O chefe da Unidade de Atendimento ao Público da BPE, Hélio Monteiro, comentou sobre a abertura do evento. “Superou as expectativas. Foi sucesso absoluto. Tivemos um público bem legal, as crianças interagiram e curtiram. Esperamos o mesmo dos próximos dias”, pontuou.

Imagens: Josimar Oliveira

Férias Divertidas na BPE 

É uma programação especial do equipamento público. Com brincadeiras, atividades e oficinas, o objetivo é proporcionar interações sociais, recreação, aprendizado e o desenvolvimento da criatividade artística das crianças e adolescentes.

Confira a sequência da programação:

– 18/01 – Oficina de pintura em telinhas: uma aventura pictórica pela simbologia do Movimento Armorial

Facilitador: Prof. Anselmo Cabral

Horário: 9h às 11h

– 19/01 – Um Bicho Armorial pra chamar de seu – Oficina de Fantoche de Vareta

Facilitador: Emerson Pontes (Artista Plástico e Arte-Educador)

Horário: 9h às 11h

– 24/01 – Arte coletiva com contação de histórias em teatro interativo

Facilitador: Kilder Alves (Professor e Arte educador)

Horário: 9h às 11h

– 25/01 – Experiência lúdica na confecção do mosaico da Onça Caetana – Celebrando os 50 anos do Movimento Armorial

Facilitadores: Tia Lili e  Prof. Anselmo Cabral 

Horário: 14h às 17h

– 26/01 – Brincadeiras Populares

Facilitador: Grupo de Escoteiros Guardiões do Mar – Coordenação Chefe Márcio Gomes

Horário: 9h às 11h