eja, pernambuco, educão, pernambuco

Iniciativa ajuda a introduzir e cultivar o hábito da leitura na vida dos discentes

O projeto “Viajando nos Sabores e Saberes da Leitura”, desenvolvido pela Gerência de Políticas Educacionais do Campo (GEPEC), da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE), ganha um novo direcionamento que irá fortalecer ainda mais o incentivo à leitura dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos do Campo (EJA Campo).

Além dos livros de literatura brasileira já trabalhados no projeto, que consiste numa biblioteca itinerante, serão inseridas obras sobre ecologia, literatura afrodescendente, sobre vida no campo, receitas culinárias, além de cultura e história de Pernambuco.

O projeto “Viajando nos Sabores e Saberes da Leitura” surgiu em 2022, e este ano vem sendo expandido e aprimorado com o monitoramento e elaboração de relatórios de análises dos resultados junto às 14 Gerências Regionais de Educação (GREs) onde ocorre a EJA Campo.

Para cada Gerência Regional é fornecida uma mala com diversos livros para que os estudantes possam levar emprestado. Também são promovidos piqueniques literários, rodas de diálogo, criação de cordéis, histórias em quadrinhos, e várias outras atividades.

“O objetivo primordial deste projeto é cultivar o hábito de leitura como instrumento essencial para aprimorar as habilidades de leitura, escrita e oralidade dos alunos. O projeto também visa despertar o potencial cognitivo dos discentes, enquanto oportuniza o desenvolvimento do vocabulário e da ortografia”, relata a chefe da Unidade de Projetos da Educação do Campo, Priscilla Bello.