Trabalho apresentado durante congresso superou até universidades brasileiras
A Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Senador Paulo Pessoa Guerra, localizada no bairro de Tejipió, no Recife, foi a campeã do III Congresso Escolas pelo Clima, promovido online pela Reconectta para reunir unidades de ensino que desenvolvem projetos sustentáveis. A iniciativa premiada, intitulada de “Jardim Filtrante e Pluviômetros”, foi idealizada por quatro estudantes e orientada pelo professor Fernando Valença. A ideia superou mais de 1.200 outras instituições de todo o Brasil, incluindo universidades e escolas técnicas.
O jardim filtrante é uma solução sustentável para captar, filtrar e medir a água da chuva. Nesse projeto, os estudantes utilizaram garrafas pet para criar uma estrutura que direciona o recurso hídrico para a terra, purificando-o, antes que ele seja absorvido pelas plantas ou pelo solo. Na mesma estrutura é possível medir a quantidade de precipitação. Em escalas maiores, essa combinação ajuda a reduzir enchentes, a melhorar a qualidade da água e promover a sustentabilidade.
Fotos: Josimar Oliveira
“A emoção de ter ganho esse congresso em primeiro lugar é enorme. Haviam trabalhos muito incríveis, mas superamos todos. Ser campeão entre as cerca de 1.200 instituições participantes é algo que nos motiva e deixa extremamente feliz“, conta o professor Fernando Valença, cheio de orgulho.
Participaram da idealização e execução do projeto os estudantes Abner Fonseca Sales Moura, Matheus Enrico Gomes Souza de Araújo, Nicolas Gabriel de Melo Lins Cabral e Samuel Richard Santana da Silva Papa, ambos do segundo ano.
“A gente já tinha a ideia de que era um importante projeto, só não tínhamos a noção de que poderíamos conseguir ganhar de projetos universitários e de outras diversas escolas que também fizeram bons trabalhos. Estamos muito agradecidos e felizes com o prêmio”, destacou Matheus Enrico.