As inscrições devem ser feitas presencialmente nas escolas participantes
A Secretaria de Educação de Pernambuco (SEE) retoma a parceria com o Governo Federal para a promoção do Programa Nacional de Inclusão dos Jovens (Projovem Urbano) no Estado. Em Pernambuco, são 1.500 vagas disponíveis em 27 unidades de ensino da Rede Estadual espalhadas pela Zona da Mata Norte, Agreste e Sertão. As inscrições terminam quando as turmas estiverem formadas.
Podem participar do programa jovens de 18 a 29 anos que sabem ler e escrever, mas que não concluíram o ensino fundamental. As aulas do Projovem Urbano têm duração de 18 meses e acontecem sempre no turno da noite, de segunda a sexta-feira. Em paralelo às aulas dos componentes curriculares desta etapa de ensino, os estudantes farão cursos rápidos, que dão direito a certificados de qualificação profissional em diferentes áreas.
As aulas terão início assim que as escolas participantes formarem turmas de, no mínimo, 15 estudantes. Os interessados devem conferir a lista de unidades de ensino participantes e realizar a inscrição presencialmente, portando RG, CPF e comprovante de residência.
O ProJovem Urbano promove a formação integral e a inclusão social de jovens e adultos, contribuindo com a conclusão do ensino fundamental e promovendo a qualificação profissional em cinco arcos ocupacionais: administração, saúde, hospitalidade, alimentação e turismo.
As aulas presenciais do programa nas unidades da Rede Estadual de Ensino haviam sido suspensas em 2020, por conta da pandemia, e passaram a ser ministradas de forma remota até 2021. Em 2022, o programa não foi realizado no Estado e também não contou com bolsas.
Clique aqui e veja a relação das escolas estaduais com vagas.