Cerca de 300 mil alunos participam da 19ª edição da avaliação

As provas do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (Saepe) foram iniciadas nesta terça-feira (26). No total, participam do exame 357.918 alunos matriculados em turmas do 2º, 5º e 9º Ano do Ensino Fundamental e 3º Anos do Ensino Médio em 3.331 escolas. Destas, 2.408  estudantes integram as redes municipais e 923 são da rede estadual. Este ano, o exame será realizado em um período de três dias, seguindo até a quinta-feira (28).

Instituído em Pernambuco no ano de 2000, o Saepe busca monitorar o desempenho dos estudantes e a efetividade das políticas públicas que garantem o direito à educação gratuita e de qualidade para a população. Esta será a 19ª vez que as provas serão aplicadas no Estado. Os questionários servem para produzir indicadores educacionais que norteiam o Governo do Estado e os municípios na criação e no aprimoramento de políticas públicas para a educação.

Os exames consistem em testes cognitivos impressos aos alunos do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio, contemplando componentes curriculares da Língua Portuguesa e Matemática, além de questionários eletrônicos aplicados aos professores e aos gestores participantes.

A secretária executiva de Desenvolvimento da Educação, Tárcia Silva, falou sobre a importância do exame para o ensino pernambucano. “A avaliação em larga escala, o Saepe, é muito representativa para que possamos compreender a efetividade das estratégias de ensino-aprendizagem implementadas na nossa rede, bem como, reconduzi-las a partir dos resultados.  Nesta edição,  também estamos aplicando um questionário sobre saúde mental, o que nos ajudará a promover projetos que fortaleçam a pauta. Desejamos a todas as escolas, professores e estudantes êxito no exame”, pontuou.