Atividades vão promover escutas qualificadas com estudantes do 6º ao 9º ano 

De 20 a 27 de maio, acontece a Semana da Escuta das Adolescências nas escolas da Rede Estadual que possuem turmas do 6º ao 9º ano. Promovida pelo Ministério da Educação (MEC), a ação busca conhecer de forma mais aprofundada os estudantes dos anos finais do ensino fundamental, com foco em dimensões relacionadas à aprendizagem, ao clima e à convivência, à inovação e à participação. 

Os estudantes participarão de atividades de escuta organizadas pela escola, como rodas de conversa, e responderão a um formulário on-line com 14 questões que será enviado diretamente ao MEC. As respostas vão subsidiar a elaboração da nova política educacional para os Anos Finais do Ensino Fundamental. 

Os adolescentes vão discutir o que aprender na escola, como aprender melhor, como ter uma convivência melhor no ambiente escolar e como participar mais das atividades escolares. Além de promover uma escuta qualificada dos estudantes dessa etapa do ensino, o objetivo é envolvê-los no diagnóstico, criação e implementação de soluções. 

“Pernambuco se junta a um movimento nacional, orientando e mobilizando suas escolas. Essa mobilização se estendeu às redes municipais, por meio de um webinário realizado em conjunto com a União dos Dirigentes Municipais de Educação de Pernambuco (Undime/PE)”, explica Paulo Bruno, gerente geral de Anos Finais da Secretaria de Educação e Esportes. “Esse é um momento ímpar, em que a voz dos estudantes do sexto ao nono ano será ouvida, será considerada na elaboração de uma política nacional que se volta para a etapa do ensino fundamental anos finais”, comemora Paulo.