Ação busca fortalecer o trabalho dos educadores que atuam na rede estadual de ensino

A Secretaria de Educação e Esportes (SEE), através da Superintendência de Políticas Educacionais de Formação Docente e Inovação Pedagógica (SUPEFI), por meio da Unidade de Acompanhamento à Coordenação Pedagógica (UACP), iniciou, nesta quarta-feira (13), o I Seminário Regional de Educador de Apoio, que tem como tema “Educador de Apoio: diálogo, formação, equidade e aprendizagem no cotidiano escolar.” O evento vai passar por todas todas as Gerências Regionais de Educação (GRE) até 29 de setembro.

O objetivo do seminário é debater questões que atravessam o trabalho dos(as) educadores(as) que atuam na rede estadual de ensino, na busca pela melhoria constante da atuação profissional e da qualidade social da educação.

“Ações desse porte buscam fortalecer o trabalho desenvolvido por esses profissionais tão importantes nas nossas escolas. Eles têm um papel essencial à frente do acompanhamento pedagógico. O seminário é um espaço de reflexões e socializações de experiências vivenciadas junto aos docentes e discentes”, explicou a chefe da UACP, Conceição Santos.

Neste primeiro dia, as Gerências Regionais de Educação (GRE’s) do Agreste Centro Norte (Caruaru) e Metropolitana Norte foram as primeiras a vivenciarem o seminário. Todas as 16 GRE’s estão envolvidas no projeto, seguindo um cronograma de ações proposto pela UACP. De forma presencial, a programação oferece palestras, técnicas de comunicação oral e pôsteres, atendendo cerca de 1.300 educadores de apoio, técnicos das gerências regionais e profissionais de diversas instituições parceiras.

O evento compõe uma série de ações formativas que vêm sendo desenvolvidas na política pública educacional de formação na rede estadual, buscando melhorias e tornar mais fortes os processos de ensino e aprendizagem.

A Superintendência de Políticas Educacionais de Formação Docente e Inovação Pedagógica (SUPEFI) faz parte da Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação (SEDE).