Encontro destacou as principais metas a serem alcançadas ainda este ano, além de comemorar junto aos gestores os bons indicadores e as principais conquistas de 2023
A Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE) realizou, nesta quinta-feira (10), a última reunião de Pactuação de Metas para o ano de 2023. O evento aconteceu em Petrolina e reuniu as Gerências Regionais de Educação (GREs) Sertão do Araripe; Sertão do Médio São Francisco; Sertão Central e Sertão do Submédio São Francisco.
A comitiva da SEE visitou todas as GREs do Estado a fim de pactuar metas para a melhoria da qualidade do ensino, visando garantir os meios para efetivação da Proposta Pedagógica com foco na aprendizagem do estudante através do desenvolvimento integral do currículo.
O primeiro encontro aconteceu no dia 03 de agosto, no município de Arcoverde, e reuniu integrantes das GREs Agreste Centro Norte; Agreste Meridional; Sertão Moxotó Ipanema e Sertão do Alto do Pajeú. No dia 04 de agosto, a comitiva estadual seguiu para o município de Vitória de Santo Antão para se reunir com as GREs Mata Norte; Mata Centro; Mata Sul e Vale do Capibaribe.
Logo em seguida, foi a vez da Região Metropolitana do Recife receber a Pactuação de Metas. O encontro aconteceu no dia 08 de agosto e reuniu as GREs Recife Norte; Recife Sul; Metropolitana Norte e Metropolitana Sul.
Participaram do evento a secretária executiva de Planejamento e Coordenação (SECO), Mônica Andrade, o Gerente de Avaliação e Monitoramento das Políticas Educacionais, Dionísio Junior, o gerente geral de Gestão para Resultados, Eduardo Nascimento, além de gerentes regionais e gestores escolares.
Fotos: Josimar Oliveira
Durante os encontros, foram destacadas as principais metas a serem alcançadas ainda este ano, além da comemoração dos bons indicadores e as principais conquistas já alcançadas em 2023. Além disso, o encontro teve a intenção de subsidiar decisões sobre a implementação de políticas educacionais voltadas para elevação da qualidade, equidade e eficiência do ensino, viabilizando ações para atingir as metas estabelecidas nos termos de pactuações e, consequentemente, contribuir para a melhoria dos índices de desenvolvimentos da educação, bem como estabelecer as regras para a bonificação, no ano seguinte, dos servidores, através do Bônus de Desempenho Educacional (BDE).
Ao final do evento, os gestores escolares presentes assinaram o Termo de Compromisso e Responsabilidade com as metas individuais das suas escolas para o ano de 2023. As metas pactuadas para as unidades escolares são calculadas com base nos seus respectivos IDEB´s (em anos ímpares) e IDEPE´s, de dois anos atrás, (para projeção das metas), e nas realizações das avaliações nos últimos dois anos, almejando-se a elevação progressiva da qualidade da educação oferecida por cada unidade de ensino, de modo que se realizem no futuro próximo as metas educacionais do Estado de Pernambuco.