Formação promoveu troca de saberes que embasam a prática de uma educação antirracista
De 11 a 13 de dezembro, a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE) , através da sua Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação (SEDE), promoveu o Seminário de Educação das Relações Étnico-Raciais. As atividades foram realizadas no Hotel Tavares Correia, em Garanhuns, Agreste de Pernambuco.
A iniciativa reuniu representantes das 16 Gerências Regionais de Educação (GREs); da SEDE; da Coordenação Geral de Desenvolvimento de Ensino (CGDE); da Secretaria Executiva de Ensino Médio e Profissional (SEMP); do Programa Criança Alfabetizada; das equipes dos anos finais e da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI); das modalidade de educação quilombola, indígena e do campo; e dos Núcleos de Direitos Humanos.
O seminário teve como tema “Relações Étnico-Raciais: educar para o (re)conhecimento e valorização da diversidade da diferença”. O foco da formação foi trazer para o debate os conceitos e referenciais teórico-metodológicos sobre o tema, compartilhar iniciativas inspiradoras da rede e promover a troca de saberes que embasam a prática de uma educação antirracista, tema da rede estudal para o próximo ano letivo.
Outro objetivo do evento foi pensar e construir estratégias para fomentar o combate ao racismo nas escolas estaduais. “Esse é um importante momento pedagógico para a rede estadual do Pernambuco, porque agrega pessoas que estão relacionadas a esse campo nas diversas etapas e modalidades de ensino, para que a gente possa, juntos e juntas, discutir a pauta da reeducação das relações étnico-raciais e planejar estratégias para o próximo ano letivo. O combate ao racismo e a valorização da diversidade e da diferença são ações que demandam esforços coletivos. Assim, as Gerências Regionais de Educação têm um papel fundamental na mobilização da nossa rede de ensino, envolvendo professores, gestores, equipes técnicas e a comunidade para a construção de uma política educacional de combate ao racismo no nosso Estado”, explicou Tarcia Silva, Secretária Executiva de Desenvolvimento da Educação.
PROGRAMAÇÃO
O seminário foi iniciado, na segunda-feira (11), com a conferência da Profa. Dra. Aparecida de Jesus sobre Letramento Racial Crítico. Na terça-feira (12), a programação foi composta por quatro painéis com pesquisadores, educadores da rede estadual, bem como estudantes das populações negras, indígenas, quilombolas e dos povos ciganos, que fizeram a abertura de cada um dos painéis. No mesmo dia, a Profa. Dra. Bárbara Carine ministrou uma palestra sobre a formação docente antirracista. As atividades se encerraram na quarta-feira (13), com a plenária para discussão do planejamento das atividades pedagógicas para 2024.
“Os estudantes foram grandes protagonistas desse encontro, contando suas experiências, o que eles pensam e quais são as estratégias que as escolas devem utilizar no combate ao racismo e na valorização dessas identidades”, ponderou Tárcia.