A tradicional apresentação celebra o Dia Nacional das Bandas e Fanfarras

A Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (SEE) recebeu, na manhã desta quinta-feira (27), o 9º Desfile Cívico em comemoração ao Dia Nacional das Bandas e Fanfarras. Cinco escolas da rede pública de ensino se reuniram na sede da SEE, no bairro da Várzea, na Zona Oeste do Recife. O evento contou com a participação de cinco bandas marciais e aproximadamente 250 alunos, além de gerentes regionais, professores, maestros e coreógrafos. 

A abertura aconteceu às 11h. Na ocasião, os maestros das bandas discursaram sobre a importância das bandas e fanfarras na cultura e na educação. Após as falas, cada banda apresentou uma música do seu repertório.

Fotos: Josimar Oliveira

Além das canções de marchas tradicionais, a programação foi marcada por uma homenagem ao cantor  Reginaldo Rossi. O maracatu “Eu vou para Luanda”, que também fez parte da apresentação, encerrou a festa com a chamada “cold hat”, em que todos tocam juntos, formando uma grande banda. 

“Com esse tipo de atividade, tiramos muitos jovens da rua, mostrando uma opção de arte  onde eles possam ter um momento divertido e até profissional. Então, é muito satisfatório ver crianças que poderiam estar desamparadas em qualquer lugar, estando aqui envolvidos com a escola. A banda não é uma matéria obrigatória, porém o aluno quer estar na banda por se sentir atraído”, explica Ivison Menezes, supervisor de Música da Gerência de Ações Culturais da Secretaria de Educação do Estado. 

Estavam presentes no evento: Banda Marcial Maestro Waldenilson Cunha Costa, representando a Secretaria de Educação; Banda Marcial Professor Gerson Domingues, da Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio (EREFEM) Deputado Oscar Carneiro, de Camaragibe; Banda Marcial Nilo Coelho, da Escola Estadual Senador Nilo de Souza Coelho, em Areias; Banda Marcial Heitor Villa-Lobos, da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) João Pessoa Guerra, em Igarassu; e a Banda Marcial Rosa Magalhães, da EREM Rosa de Magalhães Melo, de Beberibe.

Fotos: Josimar Oliveira

Renato Queiroz é aluno regresso da Escola Estadual Senador Nilo Coelho. Em 2005, ele foi  o aluno fundador da banda e hoje atua como coreógrafo, auxiliando os estudantes nas apresentações. “Eu me vejo  neles. Toda essa sagacidade e energia que eles têm para gastar. E é de deixar realmente o coração muito quente”, conta Renato.