Evento aconteceu em Porto de Galinhas e contou com a presença da governadora Raquel Lyra e da secretária estadual de Educação e Esportes, Ivaneide Dantas
Representantes estaduais de educação de todo o Brasil participaram, na quinta (14) e sexta (15), da primeira reunião ordinária do ano do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). O encontro aconteceu em Porto de Galinhas, na cidade de Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife. Além da participação da secretária de Educação e Esportes do Estado de Pernambuco, Ivaneide Dantas, o evento contou com a presença da governadora Raquel Lyra.
Apresentações culturais de estudantes da Rede Estadual de Ensino e do Balé Cultural de Pernambuco marcaram a abertura da reunião. Danças como caboclo de lança, frevo, forró, maracatu, entre outras manifestações artísticas deram as boas-vindas às autoridades no Hotel Marupiara. Posteriormente, todos os representantes receberam uma caixa com lembranças da culinária pernambucana.
O encontro serviu para que os secretários pudessem estabelecer posicionamentos sobre temas de interesse mútuo, como a lei do piso do magistério, o Novo Ensino Médio e o novo Plano Nacional de Educação (PNE). Além disso, eles falaram sobre tópicos específicos, como o Programa Pé-de-Meia (que irá fornecer um valor em dinheiro para que estudantes de baixa renda possam concluir os seus estudos). Sobre o Pé-de-Meia, o encontro contou ainda com a participação de Alexsandro Santos, diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica do MEC.
A secretária Ivaneide Dantas aproveitou o momento para fazer um balanço sobre a primeira reunião do Consed em 2024. “Tivemos grandes discussões sobre os mais diversos temas. Toda a pauta foi cumprida à risca e saímos com vários encaminhamentos para que possamos fortalecer a educação no Brasil, sempre com foco na qualidade de ensino”, refletiu.
Durante a sua passagem, a governadora discursou sobre os desafios existentes na área da educação tanto para Pernambuco como para o Brasil. “Nosso grande desafio é abrir as portas para as novas gerações que estão chegando. Elas têm uma visão de mundo muito especial. Nosso povo tem pressa e está nas nossas mãos essa responsabilidade”, disse.
A próxima reunião dos secretários de educação será realizada em junho, no estado da Bahia.