Evento foi criado para socializar as vivências dos núcleos, que promovem a igualdade de gênero nas escolas da rede estadual 

Nesta terça-feira (7), foi realizado o I Encontro Estadual dos Núcleos de Estudos de Gênero e Enfrentamento da Violência contra a Mulher. O evento, promovido pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE), através da sua Secretaria Executiva de Ensino Médio e Profissional (SEMP), com apoio da Secretaria da Mulher de Pernambuco, aconteceu no Centro de Formação e Lazer do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social no Estado de Pernambuco (Sindisprev-PE).  Participaram do encontro a secretária de Educação e Esportes, Ivaneide Dantas, a secretária executiva de Ensino Médio e Profissional, Ana Cristina Dias, e a secretária da Mulher, Mariana Melo. 

O momento foi de socializar as vivências exitosas dos núcleos em 2023 e propiciar a culminância dos encontros formativos realizados durante todo o ano letivo. A programação ainda contou com palestra de Jussara Araújo, coordenadora do Núcleo Dandara na EREM Maria Cavalcanti Nunes, em Petrolândia, relato de experiência dos núcleos, testemunho de estudante egresso participante de núcleo, Léo Lins, e apresentações culturais de estudantes da Escola de Referência em Ensino Fundamental (EREF) Deputado Oscar Carneiro, de Camaragibe, e da Escola Técnica Estadual (ETE) Miguel Batista, do Recife. 

Fotos: Filipe Jordão / SEE

Durante as atividades, foi assinada a implantação de seis novos núcleos, que se juntam aos  206 já existentes em toda a rede estadual. Desses, 172 ficam nas Escolas de Referência em Ensino Médio (EREMs), 32 nas ETEs e dois em escolas regulares. 

Os núcleos têm suas atividades acompanhadas pelas duas secretarias parceiras na ação e são espaços que promovem ações de formação, pesquisa e extensão, visando o desenvolvimento de práticas comprometidas com a transformação social, a partir da promoção da igualdade de gênero. Eles abrem espaço para as discussões sobre as diferenças, as questões que envolvem gênero e os preconceitos contra a população negra e LGBTQ+. 

Além de ampliar a discussão sobre as desigualdades existentes entre homens e mulheres para promover estratégias de combate ao preconceito e à cultura machista e patriarcal, os núcleos buscam incentivar a produção de artigos científicos, roteiros de vídeo-documentário e de curta-metragem e projetos pedagógicos para a publicação e difusão desses trabalhos em espaços de pesquisa, como o Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero, promovido pela Secretaria da Mulher.