Milhares de estudantes participam das iniciativas que visam fortalecer ainda mais os conhecimentos
Os estudantes que pretendem realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) este ano contam com o apoio de três projetos preparatórios que visam fortalecer ainda mais os conhecimentos pedagógicos. São eles: o “EducaPE Prepara” e o “Intensivo é na Rede Estadual”, desenvolvidos pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE), e o Prevupe, realizado em parceria com a Universidade de Pernambuco (UPE).
O “Intensivo é na Rede Estadual” teve início no último dia 16 e já conta com mais de 10 mil estudantes inscritos. Os aulões de revisão dos conteúdos do Ensino Médio, com dicas sobre o Enem e exercícios, são ministrados na forma presencial em 70 escolas-polo espalhadas pelo Estado, todos os sábados.
Para participar do projeto, é necessário que o estudante esteja matriculado no 3º ano do ensino médio em uma escola da rede e comunique o interesse à gestão da unidade de ensino.
“É um projeto valioso. Aprendi muito na aula de português e tenho certeza que vou aprender na aula de matemática também”, relata a estudante Daniella Vitória, do 3º ano da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Clóvis Bevilaqua, localizada no Hipódromo, Zona Norte do Recife. Daniella está matriculada no polo da Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães (Etepam), situada no bairro do Espinheiro.
Já o “EducaPE Prepara”, lançado no último dia 04, é 100% digital. São mais de 100 aulas, ministradas por professores da rede estadual, com exercícios, ebooks e slides disponibilizados no canal do projeto no Youtube, todas as terças, quartas, quintas e sextas-feiras.
Para acompanhar a agenda de publicação dos conteúdos das aulas, os estudantes devem preencher um formulário de inscrição (CLIQUE AQUI PARA TER ACESSO AO FORMULÁRIO), seguir a página da Escola Técnica Estadual (ETE) de Ensino à Distância Professor Antônio Carlos Gomes da Costa (@etepacead) no Instagram e seguir o canal do projeto no Youtube.
O Pré-vestibular da Universidade de Pernambuco (Prevupe) começou em julho. São 46 polos em 39 municípios pernambucanos. Ao todo, 12.059 estudantes se inscreveram em 2023, superando o número de inscritos no ano passado (10.577). As aulas acontecem aos sábados e domingos.
O programa contempla estudantes da rede pública que tenham concluído ou estejam regularmente matriculados no 3º Ano e/ou egressos do EJA Médio, EJA Campo, Travessia Médio e Normal Médio, com objetivo de prepará-los ainda mais para os processos seletivos de ingresso no ensino superior.
Para a Secretária de Educação e Esportes de Pernambuco, Ivaneide Dantas, são iniciativas como essas que ajudam no desenvolvimento educacional dos jovens pernambucanos. “Educação se faz com várias mãos, com várias pessoas. Trabalharemos em parceria com todas as instituições que queiram fazer o melhor pela educação dos nossos estudantes, sempre com foco nos resultados para que eles realizem seus sonhos”, destaca Ivaneide.
Já a secretária executiva de Educação Integral e Profissional, Ana Cristina Dias, conta que a intenção é aumentar cada vez mais o número de jovens oriundos da rede pública no ensino superior público. “A gente quer ter mais alunos aprovados no Enem e acreditamos que, com essas ações, vamos fazer com que os jovens estejam mais potencializados”, coloca.