A formação beneficiou mais de 6.700 professores da creche de todo o estado
A Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (SEE), por meio da Superintendência de Educação Infantil e Anos Iniciais, promoveu o 1º ciclo formativo COMCRECHE: trabalho Pedagógico com bebês e crianças bem pequenas. A formação aconteceu em cinco núcleos formativos em parceria com as Gerências Regionais de Educação (GREs) entre os meses de março e abril. Foram alcançados mais de 6.700 professores da Creche beneficiados com o processo formativo.
O encontro aconteceu nas Gerências Regionais Metro Sul, Vale do Capibaribe, Agreste Centro Norte, Sertão do Alto Pajeu e na Sertão Central.
A formação faz parte do Programa Criança Alfabetizada (PCA) e tem como objetivo promover discussões teóricas e metodológicas sobre as ações pedagógicas na creche. A iniciativa foi elaborada a partir da parceria entre a Secretaria de Educação e o Grupo de Pesquisa Infância e Educação na Contemporaneidade (Fundaj/UFRPE).
Dinâmicas coletivas como dança circular, construção de linha do tempo do histórico da Creche no Brasil, exposição teórica sobre a identidade docente e sistematização em grupos, foram realizadas para promover maior interação entre os participantes, contribuindo com a construção de uma educação infantil eficiente, respeitando o que cada faixa etária necessita para o seu desenvolvimento.



“A Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica, sendo fundamental para o desenvolvimento e aprendizagem de bebês e crianças bem pequenas, no âmbito da Creche, tornando um espaço-tempo de muita importância e responsabilidade”, explica a gerente geral de Educação Infantil e Anos Iniciais da SEE, Juliana Teodosio.
Do litoral ao sertão pernambucano existem mais de 1.900 instituições que atendem a Creche. “O processo formativo voltado para os profissionais que nela atuam se torna necessário, relevante e potente. Pernambuco inova historicamente, ao olhar para a especificidade da Creche, área ainda recente nos estudos e pesquisas. A formação continuada permite que a partir dos contextos específicos de cada território, se faça uma prática pedagógica de mais qualidade com os bebês e crianças”, conclui Juliana.
Inaugurando o processo formativo da Creche 2025, pelo PCA, a formação criou uma base teórica e metodológica fundamental para o aprofundamento e discussões sobre a Creche. Entre os temas abordados estavam: Histórico da Creche, Identidade docente na Educação Infantil, indissociabilidade do cuidar e educar.


