Cerca de 50 escolas pertencentes à Região Metropolitana do Recife participaram desta edição
A Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco deu início à primeira etapa da 15ª Copa Pernambucana de Bandas e Fanfarras Maestro Waldenilson Costa Cunha. Cerca de 50 escolas da Região Metropolitana do Recife participaram da competição, que aconteceu nos dias 27 e 28 de abril, no Ginásio Poliesportivo da SEE, que fica no bairro da Várzea, Zona Oeste do Recife.
Além dessa fase, a Copa de Bandas e Fanfarras terá, ainda, seis etapas classificatórias (em diversas regiões do estado), com as semifinais e a final previstas para acontecer no mês de junho. As escolas concorreram em sete categorias: Percussão Rudimentar, Percussão Melódica, Marcial Master, Marcial Juvenil, Marcial Infantojuvenil, Marcial Infantil e Banda Musical.
Fotos: Filipe Jordão
De acordo com a secretária executiva de Desenvolvimento da Educação, Tárcia Silva, as Bandas e Fanfarras têm um trabalho de muita importância ao inserir os estudantes no universo cultural. “Foi um fim de semana de muita alegria e celebração para todos nós que fazemos a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco. Dias muito importantes porque a gente sabe do esforço de cada um que está envolvido nesse movimento na preparação dos estudantes para a vivência desse momento tão especial, que é a nossa copa”, salientou.
Durante o mês de maio, o campeonato estará nas cidades de Petrolina, Caruaru, Carpina e Tabira. As semifinais (1º e 02 de junho) e a final (16/06) acontecerão na Região Metropolitana do Recife.
Para o coordenador da Banda Marcial Vila Lobos, da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) João Pessoa Guerra, Carlos Paes Barreto, a Copa de Bandas e Fanfarras é uma competição que projeta talentos para o mundo. “Nossa banda teve o prazer em participar do mundial de Bandas e Fanfarras em 2014, quando trouxemos medalha de bronze para Pernambuco, e a gente viu que nós fazemos bandas não só para o Brasil como para o mundo. Então, nós precisamos nos unir cada vez mais porque todas as bandas que estão participando aqui hoje são importantes e podem chegar em lugares inimagináveis”, destacou.
Calendário da 15ª edição da Copa Pernambucana de Bandas e Fanfarras
Classificatórias
Recife e Região Metropolitana – 27 e 28 de abril
Petrolina – 04 de maio
Caruaru – 18 de maio
Carpina – 19 de maio
Tabira – 26 de maio
Semifinais
Recife e Região Metropolitana – 1º e 02 de junho
Grande Final
Recife e Região Metropolitana – 16 de junho