A premiação dos melhores atletas e técnicos pernambucanos foi realizada no auditório da Arena de Pernambuco
Para celebrar o ano marcante do esporte pernambucano, a Secretaria de Educação e Esportes (SEE), através da Secretaria Executiva de Esportes, promoveu a 2ª Edição do Prêmio Pernambuco Campeão. O evento tem como objetivo premiar e reconhecer os melhores atletas e técnicos que representaram Pernambuco ao longo do ano em competições nacionais e internacionais. A cerimônia de premiação foi realizada, na noite desta quinta-feira (19), no auditório da Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata, que ficou completamente lotado.
“Este evento é uma grande festa do esporte pernambucano, que ocorre anualmente para reconhecer e premiar o talento e a dedicação de nossos atletas, paratletas e técnicos. É o momento em que toda a comunidade esportiva se reúne para confraternizar, celebrar as vitórias do esporte ao longo do ano e, ao mesmo tempo, planejar o futuro. O Prêmio Pernambuco Campeão já faz parte da cultura do esporte em nosso estado”, afirmou o secretário executivo de Esportes, Luciano Leonidio.
Durante o evento foram entregues 191 troféus, ao todo, em uma premiação dividida em duas etapas. Na primeira, foram homenageados os destaques de cada modalidade, indicados pelas 47 federações esportivas. A segunda etapa, foi a premiação principal, com a revelação dos grandes vencedores das seis categorias: atleta masculino, atleta feminino, paratleta masculino, paratleta feminino, técnico e técnica.
Fotos: Josimar Oliveira
O vencedor da categoria atleta masculino foi Filipe Silva, que em 2024 conquistou com a seleção brasileira a Copa do Mundo FIFA de Beach Soccer. Filipe é integrante do programa de incentivo ao esporte Bolsa Atleta e foi peça fundamental na conquista do sexto título mundial do Brasil. Ele comemorou muito o reconhecido como melhor atleta de Pernambuco.
“Quero agradecer primeiramente a Deus, a minha família, minha filha e a minha esposa que suporta todo esse processo. Eu como atleta que viajo o mundo todo, fico bastante tempo longe de casa, e eles estão ali para ser meu alicerce, meu pilar e suportar tudo o que eu passo durante essa caminhada no futebol de areia. Esse ano a gente foi campeão da Copa do Mundo FIFA e eu até quebrei o protocolo da Federação e fiz questão de subir no pódio com a bandeira de Pernambuco porque é um estado que apoia muito o esporte, desenvolvendo políticas públicas, leis de incentivo, bolsa atleta, então só tenho gratidão a todos vocês”, completou Filipe.
Já na categoria paratleta feminina, Maria Carolina Santiago recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o prêmio de melhor paratleta de Pernambuco. Em 2024, Carol fez história e se tornou a maior medalhista brasileira. Durante os Jogos Paralímpicos de Paris de 2024, a nadadora, que integra o programa Time PE, arrematou cinco medalhas, sendo três de ouro, duas de prata e um bronze, resultado que a credencia como a melhor do Brasil.
Fotos: Josimar Oliveira
“Eu queria iniciar dizendo que estou muito feliz em receber esse reconhecimento. Esse prêmio é tão importante para mim, ainda mais por ter sido indicada com duas outras grandes atletas, que é a Fernanda Yara e a Andresa, minhas colegas de seleção. Isso indica que o nosso estado está realmente forte no esporte. Aproveito também para parabenizar o Governo do Estado por investir muito no esporte, por fazer crescer e acreditar nele como ferramenta de desenvolvimento e inclusão para a construção de uma sociedade melhor”, finalizou Carol.
Entre os técnicos, o vencedor foi, mais uma vez, Cristiano Rocha. Treinador da seleção brasileira feminina de handebol, que marcou presença nos Jogos Olímpicos de Paris, Cristiano celebrou mais essa conquista. “É uma satisfação enorme estar aqui e poder rever tantos amigos nessa noite especial. Foi um ano muito especial para mim, pela primeira vez comandei, como técnico principal, a seleção brasileira em uma Olimpíada. Queria dividir essa premiação com todos os pernambucanos”, disse.
A novidade para esta edição foi a criação da homenagem especial para o desporto escolar. Esta iniciativa visa reconhecer os talentos do desporto e paradesporto, destacando jovens atletas que brilharam nas competições nacionais, reforçando o papel fundamental do esporte no ambiente educacional. Entre os vencedores estava a multicampeã escolar Kawani Sofia, da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) de Paulista, que ficou muito feliz com o reconhecimento.
“Me sinto muito honrada em ver que todo o meu esforço e dedicação valeu a pena. Então, estou muito feliz com o meu ano. Sair com cinco medalhas nos Jogos da Juventude não foi fácil, foi muito difícil, mas com muita dedicação eu consegui. Estou muito feliz também por receber esse prêmio de destaque escolar”, comemorou Kawani.
LISTA DOS VENCEDORES DA PREMIAÇÃO PERNAMBUCO CAMPEÃO
Melhor Atleta Masculino:
1º Filipe Silva (Beach Soccer)
2º Fernando Balotelli (Decatlo)
3º Gustavo Libório (Karatê)
Melhor Atleta Feminino:
1ª Erica Sena (Marcha Atlética)
2ª Alice Medeiros (Ginástica Rítmica)
3ª Carolina Rodrigues (Natação)
Melhor Paratleta Masculino:
1º Phelipe Rodrigues (Natação)
2º Raimundo Nonato (Futebol de Cegos)
3º Gabriel Souza (Remo)
Melhor Paratleta Feminino:
1ª Maria Carolina Santiago (Natação)
2ª Fernanda Yara (Paratletismo)
3ª Andreza Vitória (Bocha)
Melhor Técnico:
1º Cristiano Rocha (Handebol)
2º Sadler Vasconcelos (Natação)
3º Marcos dos Reis (Paratletismo)
Melhor Técnica:
1ª Poliana Cruz (Bocha)
2ª Conceição de Lima (Ciclismo)
3ª Vanessa Araújo (Karatê)