Primeiro Colegiado Gejai 2024 reuniu educadores e gestores regionais em Garanhus

A Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE), através da sua Gerência de Políticas Educacionais de Jovens, Adultos e Idosos (Gejai), promoveu o primeiro Colegiado Gejai 2024, que reuniu educadores e gestores para discutir e planejar melhorias na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O evento foi sediado na Gerência Regional de Educação (GRE) Agreste Meridional, localizada em Garanhuns, Agreste do estado, nos dias 2 e 3 de junho. 

Com o tema “Avanços, desafios e planejamento das Gerências Regionais”, o evento reforçou a importância da colaboração entre diferentes setores educacionais para aprimorar a qualidade da educação e garantir melhores oportunidades para os estudantes da EJA em Pernambuco.

Na terça-feira (02), foram apresentadas todas as ações da Gejai em andamento. Essas iniciativas, que foram detalhadas por cada unidade que compõe a gerência, visam fortalecer as políticas públicas na modalidade de EJA, promovendo uma educação mais inclusiva e eficaz. 

Já na quarta-feira (3), Diego Rodrigues, gerente do Núcleo de Gestão para Resultados na Educação da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), apresentou o Relatório dos Estudantes com Tendência à Reprovação (Retre) na EJA, oferecendo uma análise detalhada sobre o desempenho dos alunos e estratégias para melhorar a taxa de sucesso escolar. Além disso, os participantes puderam debater sobre os dados provenientes do Sistema de Informações Educacionais de Pernambuco (Siepe), que destacou os progressos e desafios enfrentados na EJA. Os dados foram apresentados por Joselma Canejo, da  Gerência de Monitoramento da Rede Escolar (GMRE) da SEE. 

“O nosso colegiado atingiu seu objetivo de avaliar o primeiro semestre, planejar o segundo semestre e fortalecer a qualidade de ensino para a EJA. Contamos com representantes de todas as GREs. Esperamos que essas ações contribuam para melhorar ainda mais a qualidade do ensino da EJA em Pernambuco”, disse Jeane Lima, gerente de Gejai.