A formação durou quatro meses e foi voltada para educadores das redes estadual e municipal
SEE promove encerramento do curso de Educação em Direitos HumanosA formação durou quatro meses e foi voltada para educadores das redes estadual e municipalA Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE) celebrou, na última sexta-feira (13), o encerramento do curso de aperfeiçoamento em Educação em Direitos Humanos (EDH). O evento foi realizado no campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Recife. Estiveram na cerimônia educadores e gestores das redes estadual e municipal que participaram da formação ao longo de quatro meses.
Promovido pela Gerência de Políticas Educacionais de Direitos Humanos e Cidadania (GEDHC), o curso foi realizado em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da UFPE e a Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos. A formação também contou com o apoio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), vinculada ao Ministério da Educação (MEC).
A conferência de encerramento foi ministrada pela professora Doutora Maria de Nazaré Tavares Zenaide, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que abordou o tema “Democracia e EDH no Brasil: resistência, conquista e desafios”. A palestra destacou a importância da educação como ferramenta essencial para o fortalecimento da democracia e para a promoção de uma sociedade mais justa e igualitária.
“Essa formação reforça o compromisso da SEE em investir na qualificação dos profissionais da educação, promovendo uma prática pedagógica que valorize os direitos humanos e a cidadania nas escolas públicas de Pernambuco. Parabenizamos a todos os educadores participantes e reafirmamos a nossa dedicação em construir, junto com a comunidade escolar, uma educação inclusiva, transformadora e comprometida com os valores democráticos”, declarou Cledson Lima, gerente da GEDHC.