Evento é realizado no município de Gravatá até a próxima sexta-feira (28)

A Secretaria Estadual de Educação (SEE), através da Secretaria Executiva de Gestão da Rede Escolar (SEGE), deu início, nesta quarta-feira (26), ao primeiro encontro Colegiado SEGE 2025 para um momento de planejamento e alinhamento estratégico da Rede Estadual de Ensino. O evento, que se estenderá até a próxima sexta-feira (28), no município de Gravatá, reúne gerentes, técnicos, coordenadores e supervisores da educação estadual com o objetivo de integrar as diversas áreas da executiva em um mesmo espaço, promovendo um diálogo unificado sobre os desafios e prioridades da gestão educacional.

“Este encontro colegiado representa um marco importante para a gestão da nossa rede estadual. Reunimos aqui todas as lideranças e equipes técnicas para fortalecer o alinhamento das nossas ações, garantindo que cada processo e iniciativa sejam conduzidos de forma integrada e eficiente. Nosso objetivo é, com um diálogo aberto e colaborativo, aprimorar os fluxos de trabalho, promover formações estratégicas e assegurar que cada região esteja preparada para enfrentar os desafios da educação com ainda mais estrutura e planejamento”, destacou a gerente geral da SEGE, Cassiana Lima.

Fotos: Josimar Oliveira

Com a participação das 16 Gerências Regionais de Educação (GREs) e servidores da SEGE, o encontro abordará temas essenciais para a estruturação e o funcionamento da rede estadual. Entre os principais assuntos em pauta estão a coleta de dados, orientações sobre o Valor Aluno Ano Resultado (VAAR), planejamento do transporte escolar, contratações e terceirizações, Busca Ativa Escolar, ordenamento da rede e matrícula, normatizações, histórico escolar digital, entre outros aspectos fundamentais da administração educacional.

Representando a GRE Sertão do Alto Pajeú, o Coordenador Geral de Planejamento e Articulação, José Nunes Cordeiro ressaltou a relevância desse Colegiado para a gestão educacional. “Encontros dessa natureza nos possibilitam atualizações de temáticas relevantes e de alinhamento com as demandas e ações, não somente da SEGE, como a todas as ações promovidas pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco. As oficinas e palestras nos permitem a integração e interação entre os pares, que repercute numa melhor gestão das ações educacionais em nossas regionais, e consequentemente nas nossas escolas. Uma Educação de qualidade só é possível quando toda a rede trabalha de forma engajada e entrosada”, completou.

Fotos: Josimar Oliveira

A dinâmica do evento será estruturada em workshops mediados pelas gerências da SEGE, promovendo uma interação direta entre os técnicos das GREs e as equipes da secretaria. Durante as 16 horas formativas previstas, será possível discutir e aprimorar fluxos, processos e diretrizes, garantindo uma atuação mais alinhada e eficaz em toda a rede estadual de ensino.