Participaram 300 profissionais vinculados às GREs Recife Norte, Recife Sul, Metropolitana Norte e Metropolitana Sul
A Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, por meio da sua Gerência de Políticas Educacionais de Educação Inclusiva (GEI), promoveu uma formação para 300 profissionais de apoio escolar do Recife e Região Metropolitana. O encontro, realizado nesta terça-feira (12), foi sediado na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Senador Paulo Guerra, em Tejipió, Zona Oeste da cidade.
A formação aconteceu em duas turmas, nos turnos da manhã e da tarde, com a participação de profissionais vinculados às Gerências Regionais de Educação (GREs) Recife Norte, Recife Sul, Metropolitana Norte e Metropolitana Sul. Gestores e membros de equipes de gestão também participaram das discussões, que foram guiadas por técnicos de educação inclusiva das GREs participantes e da GEI.
Foram discutidos os desafios da atuação do profissional de apoio escolar e suas atribuições nas escolas da rede estadual. “A formação foi importante, primeiro, para entendermos que esse profissional não é pedagógico, conforme diz a lei brasileira de inclusão. É um profissional que está para ajudar na saúde, na higienização, na locomoção e na alimentação da pessoa com deficiência”, explicou Sunnye Rose Gomes, gerente da GEI.
Além de debates sobre as atribuições do profissional de apoio escolar e o respaldo legal de suas atividades, o encontro formativo contou com um momento de escuta ativa para acolher as principais queixas da categoria. “No fim, todos juntos alinhamos que a maior contribuição desse profissional é ajudar a acessibilidade dos estudantes com mais dificuldade e comorbidade”, ressaltou a gerente.