Pela primeira vez, programa de Busca Ativa será executado em todas as escolas da rede estadual

Na manhã desta quarta-feira (2), a equipe da Secretaria Executiva de Gestão da Rede (SEGE) da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE), por meio da sua Gerência de Monitoramento da Rede (GMRE), realizou uma formação sobre o programa Monitora PE com representantes das 16 Gerências Regionais de Educação (GREs). Esta é a primeira vez que o programa que busca mitigar a evasão e o abandono escolar será executado em todas as unidades educacionais do Estado, com reforço para aquelas que possuem turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Durante a atividade, os participantes planejaram as ações que serão desempenhadas pelas unidades escolares na execução do programa Monitora PE, a ser implementado entre agosto e dezembro deste ano. A formação foi comandada por Roberta Santana, gerente da GMRE e Patrícia Chaves, coordenadora de monitoramento da gerência. A equipe técnica da Gerência de Políticas Educacionais de Jovens Adultos e Idosos (GEJAI) também integrou as ações. 

Nesta edição do programa, a atual gestão atribuiu um monitor extra às escolas que possuem turmas de EJA, com o objetivo de reforçar o combate à evasão ou ao abandono escolar desse público. “O monitor auxilia a equipe pedagógica a fazer o acompanhamento dos estudantes com frequência irregular e identifica, no entorno da comunidade escolar, pessoas que não concluíram seus estudos na educação básica, fazendo uma ponte para que elas voltem aos estudos na educação de jovens e adultos”, explica Pedro Portela, Gerente Geral de Gestão da Rede. 

Dentre as ações do Monitora PE 2023, estão o mapeamento e identificação de estudantes que deixaram de frequentar a escola ou que estão com baixa frequência no período letivo vigente; visitas domiciliares dos monitores às famílias de estudantes não matriculados, com baixa frequência ou que evadiram; acompanhamento dos estudantes matriculados e campanhas de conscientização sobre a importância da educação.

A busca ativa na educação é uma estratégia adotada por instituições escolares e sistemas educacionais para identificar e alcançar crianças, adolescentes, jovens e adultos que estejam fora da escola ou em risco de evasão escolar. “Essa é uma abordagem inclusiva, que visa garantir que todos os estudantes tenham igualdade de oportunidades de aprendizado e desenvolvimento, contribuindo para reduzir a exclusão e promover uma sociedade mais justa e equitativa”, argumenta Pedro Portela.