Além do alinhamento curricular, programação abordou a incorporação de múltiplas perspectivas e os princípios da Educação Integral

A Secretaria Estadual de Educação (SEE) promoveu, de quarta à sexta-feira (7 a 9 de maio),  o II encontro formativo que discute a parte diversificada da Matriz Curricular do Ensino Fundamental Anos Finais de Pernambuco. O evento realizado em Gravatá, no Agreste, reuniu 434 participantes, incluindo professores, gestores escolares, assistentes de gestão, técnicos-formadores e representantes das Gerências Regionais de Educação (GREs) de todo o estado. 

Ao longo dos três dias de formação, os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre o alinhamento curricular, a incorporação de múltiplas perspectivas e os princípios da Educação Integral. A programação incluiu palestras, mesas redondas e oficinas temáticas que abordaram desde a recomposição das aprendizagens em diferentes áreas do conhecimento até a utilização de tecnologias e a promoção da cidadania digital. O encontro ainda proporcionou momentos para a troca de experiências inspiradoras entre as escolas da rede estadual.

Durante a cerimônia de abertura, na quarta-feira (7), a secretária executiva de Desenvolvimento da Educação, Ana Lúcia Barbosa, destacou a importância do encontro para o aprimoramento da educação no estado. “Este evento formativo é crucial para explorarmos juntos estratégias pedagógicas que valorizem a diversidade dos nossos estudantes. Queremos construir uma educação que respeite as particularidades de cada região e forme cidadãos conscientes e preparados para o mundo”, afirmou a secretária.

O evento é realizado pela Gerência Geral dos Anos Finais do Ensino Fundamental (GGAFEF), da Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação (Sede).