Atividade reuniu dezenas de estudantes da EJA Campo
O Núcleo de Educação do Campo da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE) realizou, na noite da quinta-feira (28), a I Oficina de Astronomia para estudantes da Educação de Jovens e Adultos do Campo (EJA Campo). A atividade reuniu cerca de 50 alunos pertencentes à comunidade quilombola Onze Negras, que fica numa área de engenho do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife (RMR).
A ação contou com dois momentos. O primeiro, em sala de aula, consistiu em uma apresentação dos principais tópicos da astronomia, na escola municipal Padre Henrique Viera, onde a Rede Estadual oferece as aulas aos estudantes do campo daquela região. No segundo momento, na área externa da unidade de ensino, os participantes observaram corpos celestes como estrelas, planetas, satélites e astros, por meio de equipamentos astronômicos.
A estudante dos anos finais do Ensino Fundamental, Amanda Souza, disse que se divertiu bastante e que nunca teve a oportunidade de aprender tanto sobre o assunto. “Foi uma experiência nova, muito divertida; coisas novas para a comunidade. Conheci mais sobre coisas que a gente aprende em sala de aula”, relata.
Já o estudante dos anos finais do Ensino Médio, Tiago Silva, se sentiu agradecido pela aula fora de rotina. “Muito interessante para nós. Eu nunca tinha participado de uma aula dessa, e hoje tive esse privilégio de estar aqui participando. Gostaria de agradecer aos professores”, comentou.
Astronomia e o campo
A relação da astronomia com a agricultura é milenar. As primeiras formas de sociedade já entendiam que para cada movimento dos astros, é possível adequar uma prática agrícola, como plantio, colheitas e até a pesca.
“Através da astronomia, os pescadores sabem o melhor momento para ir ao mar, e o agricultor, o período mais propício para determinado tipo de produto e qual a melhor data para colheita. O ser humano do campo está intrinsecamente ligado à astronomia”, explica o professor Cleiton Ferreira, coordenador da Unidade de Jovens e Adultos do Campo.